4 de outubro – S. Francisco de Assis o Santo que se apaixonou pelo TAU

4_de_outubro_s_francisco_de_assis_o_santo_que_se_apaixonou_pelo_tau“Francisco tinha uma profunda devoção e afeto pelo sinal do Tau.

O Lembrava sempre os  seus, da sua importancia, o escrevia e o desenhava sempre com sua própria mão como assinatura nas cartas que enviava” (Fontes franciscanas 1079).

O TAU é a última letra do alfabeto hebraico. Era usado com valor simbólico desde o Antigo Testamento, para indicar a salvação e o amor de Deus para com a humanidade. Se fala no livro do Profeta Ezequiel, quando Deus manda o seu anjo marcar como sigilo, na testa dos servos de Deus este sinal de salvação: “ O Senhor disse: passa em meio a cidade, em meio a Jerusalém e marca com o TAU a testa daqueles que suspiram e choram”.

O TAU é portanto sinal de redenção. é sinal exterior daquela novidade de vida cristã, interiormente marcada pelo sigilo do Espirito Santo, que nos foi dado no dia do Batismo. O TAU foi adotado no inicio do cristianismo. Este sinal o encontramos de fato, nas catacumbas dos primeiros cristãos de Roma por sua forma que recordava para eles, a cruz, sobre a qual Cristo se imolou para a salvação do mundo.

S: Francisco de Asiss, por ser o TAU parecido com a cruz, fez dele um sinal carissimo e teve um afeto fora do comun por este sinal sagrado, tanto é que o sinal oculpou um lugar de importancia na vida, e nos gestos do santo. Nele, o velho sinal profético retomou uma sua importancia, uma nova cor, um novo vigor; o TAU volta com S. Francisco com sua força de salvação, porque o santo se sente um salvado pelo amor e pela misericórdia de Deus.

Era um amor que nascia de uma veneração apaixonada pela cruz, pela humildade de Cristo e pela missão de Cristo que através da cruz deu a todos o sinal e a expressão maior do seu amor. O TAU era também para o santo, o sinal concreto da salvação e a vitoria de Cristo sobre o mal.

O Tau foi acolhido por S. Francisco em seu valor espiritual e o santo tomou posse em maneira intensa e total até o ponto que ele mesmo se tornou em seu corpo, através das estigmas da carne, um verdadeiro TAU VIVO, que ele tinha assim tanto comtemplado e amado.

Este sinal deve nos lembrar uma grande verdade cristã: a nossa vida, salva e redenta pelo amor de Cristo crucificado, deve transformar-se cada dia mais, vida nova, convite a ser humildes nas ações minimas de nossa vida. Carregando em nosso corpo ou vestindo o TAU vivemos a espiritualidade da cruz que Francisco vivia, e damos razão da esperança que está no mais profundo de nós. Nos reconhecemos seguidores de Jesus por meio do carisma de S. Francisco de Assis.

O Senhor te abençoe e te guarde,

Padre Antonio Lima.