Quais são os sintomas da falta de conversão

o_caminho_de_conversaoConversão significa mdança de atitude.

Significa “ re-orientar ” a nossa vida e o nosso serviço para Deus. Este é o fruto do que nos é pedido dos dons recebidos. E a grande responsabilidade que nos é pedida.

Se não “ re-orientamos “ o nosso viver de consagrados e o nosso serviço para o Reino de Jesus, para ele somente, não ha sentido servir, não ha sentido a nossa missao na Igreja.

A conversão quotidiana nos deve levar à alegria de servir os irmãos sem comercializar o que fazemos em nome de Deus.

O amor que Jesus nos traz, o chamado que ele nos fez, se renegado, se transforma em razão da nossa condenação própria, escolhida por nós mesmos.

“ … Mas se não vos converterdes, morrereis todos do mesmo modo” (Mt 18,3).

O sinal de alerta é o espirito de monotonia!

Não caiamos na monotonia nem alimentemos em nós o espirito de monotonia no serviço do Senhor, onde tudo vira mecânico e nada mais ha sentido, mas somente o “fazer” por fazer.

Precisamos mudar da “vontade de servir a Deus”, à “atitude de serviço”: “servir é tipico de quem é servo” segundo o significado biblico da palavra. Nesta atitude esta a coragem, o espirito de sacrificio, a humildade em deixar-se guiar e a paciência.

Os santos, mesmo se santos tinham sempre alguém que os guiava no caminho para Deus e tinham “ atitudes “ de obediência. porque? Porque viviam em um caminho de conversão diário, onde o servir a Deus deles, era pleno de atitudes de amor e nunca somente de “vontade”.

A monotonia e a falta de alegria? estes são os primeiros sintomas da falta de conversão quotidiana onde o “fazer mecanicamente” de que falamos encontra brecha e vem substituido pelos atos de amor por Deus.

Em nosso servir,  o sinal desse espirito de monotonia esta na falta de oração e na agitação do querer fazer para conseguir o nosso objetivo… Mas qual é o objetivo de Deus para mim, para a minha vida? o que faço em nome de Deus esta me levando a salvação da minha alma? Isto é viver em uma tensão diária para estarmos com Deus.

Nos convertamos em espirito e em verdade. Assim os dons que o Senhor te deu, não viram comércio do divino, onde obriga-se a Deus a comprar aquilo que ele mesmo nos deu, fazendo em nome de Deus, convencidos que é para ele, mas se formos fazer um exame “profundo de consciencia”, descobriremos que estamos trabalhando para nós mesmos. E onde esta a conversão?

Os dons que o Senhor te deu, viram assim, comércio do divino, onde obriga-se a Deus a comprar aquilo que ele mesmo nos deu.

Vivamos a nossa vida de modo que o nosso coração se assemelhe ao coração de Jesus.

O Senhor te abençoe e te guarde,

Padre Antonio Lima.