Deus conhece o íntimo dos corações (Sl 139)

deus_conhece_o_intimo_dos_coracoesQue os pensamentos e nossos corações sejam para fazer o bem sempre, porque Deus conhece nossas intenções.

A nossa convicção de que Deus conhece os corações de todos, nos da a certeza que ele conhece tudo e por isso intervém como juis justo e verdadeiro nas situações puramente humanas como atesta a sua palavra. E o Salmo 139,5 nos ensina:

“Salvai-me, Senhor, das mãos do ímpio; preservai-me do homem violento, daqueles que tramam minha queda. Orgulhosos, armam laços contra mim e estendem suas redes, e junto ao caminho me colocam ciladas. Digo ao Senhor: Vós sois o meu Deus”. (Sl 139, 5).

Neste salmo o povo, apelando a sabedoria de Deus, protesta de serem inocentes e se dizem certos que ele intervem como juiz em defesa dos justos.

Este mesmo tema da justiça, podemos ver também em Eclesiastes. “A habitação dos mortos e o abismo estão abertos diante do Senhor; quanto mais os corações dos filhos dos homens!” (Pr 15,11).

E Jesus falou que os homens amam à Deus, só com a boca, mas os seus corações estão longe dele, e, conforme vemos também em Tiago 2,14, 2,20 e 2,26.

Que Deus conhece intimamente cada pessoa, isto podemos perceber no neste salmo e em modo muito claro. A maravilha do salmo 139, é que o mesmo se transforma em um hino al maravilhoso: diante da soberana sabedoria divina, é seu designio que ele mesmo quer realizar, o seu projeto de salvação, para aqueles que o querem e acolhem o convite para a santidade. Ser Santos como o é o Pai que esta nos céus.

Busquemos sempre o caminho de Deus, com todo coração e todas as forças, e deixemos que o mundo e a sua mentalidade, percorram seus próprios caminhos, porque, disse Jesus, O Pai procura por verdadeiros adoradores. Sejamos estes verdadeiros adoradores, fazendo tudo o que podemos sem reservas, e sempre e somente a sua vontade para as nossas vidas.

O Senhor te abençoe e te guarde,

Padre Antonio Lima.