O duelo entre misericórdia e dureza de coração

o_duelo_ent_e_misericordia_e_dureza_de coracaoEste è o tempo da misericórdia, disse Papa Francisco.

Este tempo è o hoje de Deus, o hoje do homem, quando aceita o Senhorio de Jesus em sua própria vida. Um hoje que não conhece passado mas somente presente, que é o presente da misericórdia, e da salvação. Deus quer eternamente nos salvar de uma salvação que é expressão de misericórdia. Precisamos todos ser expressão de “Sua” misericordia e não precisamos ser “expressão de nossa misericordia… isto é, se quizermos estar em amizade com Deus ou do contrário estamos com o inimigo, Somos inimigos de Deus quando não  tentamos ser aquilo que ele quer de nós.

Precisamos realmente estar muito vigilantes, por que a lógica puramente humana encontra sempre seus porques racionais mas fora do sentido do que seja a compaixão “em” Deus.  A começar de nós, que quizemos um dia ser: “homens de misericórdia”,  porque não o somos ou o fazemos fadiga enorme?

A humanidade anseia por misericórdia. Todos precisamos da misericórdia de Deus, não existe quem não precise. Afastemos de nossas mentes, de nossos corações, de nossas intenções, de nosso ser e de nossas atitudes cotidianas, este espirito anti-cristão de egoismo adamico que renega a presença de Deus, e que nos leva a ama-lo somente na mente e na vontade… “Este povo me honra com os labios mas em seus coraçoes estao longe de mim… “

Precisamos abandonar a má conduta do orgulho e da falsa relação cristã e humana para mergulharmos em ações de compaixão, e de piedade de coração.

“Quem quizer ganhar a propria vida vai perde-la”. Neste outro fragmento de ensinamento de Jesus, um ouvido atento e acordado, percebe que ele passa, tem muito a ver com misericórdia: “O nobre sentimento de compaixão ativa para com a infelicidade dos nossos semelhantes, ela a misericórdia, para ser tal deve ser carregada de uma virtuosa inclinação à piedade e ao perdão, à abertura ao diferente de nos e de nosso pensar. Por exemplo, ter misericãrdia de um infeliz; Deus perdoa tantas coisas, por uma obra de misericãrdia”! (Alessandro Manzoni).

Indo além, quem não precisa da misericórdia de Deus?

“… O servo, então, prostrou-se por terra diante dele e suplicava-lhe: Dá-me um prazo, e eu te pagarei tudo!  Cheio de compaixão, o senhor o deixou ir embora e perdoou-lhe a dívida. Apenas saiu dali, encontrou um de seus companheiros de serviço que lhe devia cem denários. Agarrou-o na garganta e quase o estrangulou, dizendo: Paga o que me deves!  O outro caiu-lhe aos pés e pediu-lhe: Dá-me um prazo e eu te pagarei!30Mas, sem nada querer ouvir, este homem o fez lançar na prisão, até que tivesse pago sua dívida. Vendo isto, os outros servos, profundamente tristes, vieram contar a seu senhor o que se tinha passado. Então o senhor o chamou e lhe disse: Servo mau, eu te perdoei toda a dívida porque me suplicaste. Não devias também tu compadecer-te de teu companheiro de serviço, como eu tive piedade de ti? E o senhor, encolerizado, entregou-o aos algozes, até que pagasse toda a sua dívida. Assim vos tratará meu Pai celeste, se cada um de vós não perdoar a seu irmão, de todo seu coração. É dado o exemplo de um rei que foi piedoso com seu servo, e este servo não mostrou piedade com seu conservo, fazendo indignar-se outros conservos e o rei. (Mt 18,26-35).

O que nos ensina o Senhor Jesus?  se temos boas intenções em nossa mente e em nosso coração, não podemos não ser misericordiosos e piedosos para com os nossos irmãos, do contrario, fazemos parte de um outro time, o do encardido.  Mas, Sejamos do Senhor amigos! e deixemos que a mente do mundo siga por seu caminho. Amem?

O Senhor te abençoe e te guarde,

Padre Antonio Lima.