O pão dos pobres

Santo Antonio e o milagre do pão dos pobres – 13 de junho

Santo Antonio nasceu em Lisboa pelos anos 1195 de Martino da nobre familia dos Buglioni e de Maria. Seu nome de Batismo foi Fernando. Na idade de 15 anos ou mais provavelmente entre 19 e 20, Fernando entrou na ordem de consagração de vida dos Padres cônegos Regulares de Santo Agostinho no mosteiro de Lisboa. Permaneceu por dois anos e passou então a Coimbra, um dos centros de cultura mais renomados de Portugal, onde estudou as sagradas escrituras e os Padres  daIgreja. Em Coimbra recebeu a ordenação sacerdotal provavelmente em 1219. No ano de 1120 apaixonado pelo desejo do martirio, por ocasião da passagem dos restos mortais dos primeiros 5 martires franciscanos pela cidade, pediu e obteve de poder entrar na Ordem dos frades menores franciscanos fundado ha poucos anos antes por S. Francisco de Asssis.

Entrou na ordem e recebeu o nome de Antonio. No outono partiu para as missões em Marrocos, onde Deus mesmo “se opôs e lhe veio uma grave doença, que não o deixou durante todo o inverno daquele ano. Antonio decidiu deixar a Africa e voltar para a Patria mas uma violenta tempestade abalou a nave que se dirigia para o sul da Italia, para a Sicilia, na primavera de 1221, onde ele por ali permaneceu um periodo deixando algumas recordações de sua passagem. Durante a festa de Pentecostes de 1221, participou em Assis do Célebre Capitulo da ordem, assim chamado “capitulo das esteiras” e ali encontrou S. Francisco pessoalmente.

O pão dos pobres de Santo Antonio tem sua historia original no milagre da ressurreição do pequeno Tomazinho de 20 meses, que, sua mãe deixando-o sozinho brincando encontrou morto, afogado. desesperada invocou o Santo e na sua oração fez um voto que se obtivesse a graça daria aos pobres muitos pães igual ao peso do menino se este voltasse a viver. O filho reviveu milagrosamente e nasceu assim a tradição do pão dos pobres, uma oração com a qual os pais fazem pedindo a proteção dos filhos a S. Antonio prometendo de distribuir aos pobres pães igual ao pesso do próprio filho.

Santo Antonio, Rogai pelos pobres!

Seu irmão,

Padre Antonio Lima.