Obedecendo a Deus somos abençoados

Em que consiste praticamente a obediência a Deus?

Esta consiste em escutar sua Palavra, não cometer ações graves na vida como matar e roubar ou coisas do tipo, somente? Onde está o “logos” da obediência biblica na prática?
Acredito eu que para obedecer a Deus, antes de tudo precisa é claro, reconhecer a sua autoridade: Deus é Deus! Somos seus filhos! Você é filho!

A primeira autoridade a se obedecer é a autoridade divina. E para obedecer precisa de quem obedeça também.

Pedro e os apóstolos replicaram: Importa obedecer antes a Deus do que aos homens. Deus de nossos pais ressuscitou Jesus, que vós matastes, suspendendo-o num madeiro. Deus elevou-o pela mão direita como Príncipe e Salvador, a fim de dar a Israel o arrependimento e a remissão dos pecados” (Atos dos Apostolos 5,29-31).

A obediência está no sair de nós mesmos para fazer outra coisa, no caso a vontade de Deus, para o nosso bem. Um bem que em sua maioria de vezes, não vemos. A fé aqui é importantissima. Mas o que é importante para que aconteça a obediência é o “sair de nós mesmos”…  Isto vale antes de tudo para com Deus, e depois, sem deixar de ser importante também, diantes de pessoas sábias, para obedecer a quem Ele nos coloca como sinal de obediência aqui na terra: A sua palavra, na Igreja, por meio da autoridade do Papa, etc. O caminho percorrido assim nos faz viver uma vida de abençoados. Aqui está a paz interior que tanto buscamos, pregamos, sonhamos e ensinamos.

Segundo os ensinamentos de quem sabe mais um pouco do que nós, os santos, é que a vinda do pecado ao mundo, abriu uma ferida que se chama revolta. O ato de revolta, é inimigo da obediência divina. Pensemos em Adão, em Eva!
A tendência que temos ao pecado, nos leva à revolta e para quem quel caminhar, nos caminhos do Senhor, esta, é a pior inimiga pois, dela nasce a desconfiança, que por minima que seja causa desobediência.
A mente humana vive em meio a confusao mental, à falta de paz interior, à falta de paz ao redor, à incerteza, ao apego aos sentimentos etc..

Mas porque preferimos a nossa vontade, a incerteza, a confusão… e preferimos empurrar a vida assim? A resposta não é que a desobediencia aos planos de Deus para nossa vida.
E diz Santo Agostinho: “…Ainda assim, quer louvar-te o homem, esta parcela de tua criação! Tu próprio o incitas para que sinta prazer em louvar-te. Fizeste-nos para ti e inquieto está nosso coração, enquanto não repousa em ti”. (S. Agostinho, As confissoes 1,1,5).
Mas não nos iludamos, a mentalidade de Deus vai contra a mentalidade do mundo, porque precisa de renuncia. Esta não é facil, a nossa natureza é carregada de orgulho pessoal que causa o mal da nossa alma. Que o teu e o meu coração acolham a graça mesmo vivendo em meio ao veneno da revolta que o pecado traz.

O Senhor te abençoe e te guarde,
Padre Antonio Lima.