Cantemos ao Senhor o canto do amor (S. Agostinho)

Cantem ao Senhor um cântico novo

Somos chamados a cantar ao Senhor um  cântico novo, se for porém un “cântico novo”.

O homem novo  sabe cantar um cântico novo. O cantar è expressão de alegria, e, se pensamos assim com menos distração, este è pura expressão de amor. Por isso, quem sabe amar, escolhe viver uma vida nova no Espirito Santo, a causa do cântico novo. De fato tudo pertence a um único reino, o homem novo, o cântico novo, o testamento novo. Portanto sendo de Cristo poderemos cantar o cântico novo que faz parte do testamento novo.

Oh irmãos, filhos, o raiz católica, a semente santa e suprema, oh, regenerados e nascidos sobrenaturalmente em Cristo, escutem-me, ou melhor através de mim: Cantem ao Senhor um cântico novo.

Voce diz: eu canto. E lhe respondo que certamente cantas, escuto, mas a tua vida não deve testemunhar o contrario do que cantas com palavras.

Canta com a voz, canta com a boca, canta com o coração, canta com um comportamento digno! Canta ao Senhor um cântico novo.

Voce me pergunta: O que cantar para alguém que se ama? Sem dúvida voce quer cantar para quem ama. Está sempre a procura de seus louvores para cantar? O seu louvor ressoa somente em assembleas santas!

O cantor, ele mesmo, se faz o louvor que canta. Quer cantar louvores a Deus? Seja louvor, se fores louvor, cantas em modo digno, se não o fores, nunca cantarás um cântico novo e reto mas o seu contrário.

(Dos discursos de Santo Agostinho, bispo (serm. 34, CLL 41).