Santa Clara, inspiração e coragem no amor por Deus!

Tempos modernos em reflexao sobre Clara de Assis

Clara, no dia 11 agosto de 1253 deixa esta terra para encontrar o Amor e com sua vida contagiante e indomável fidelidade, se consigna: “Vai segura e em paz, alma minha bendita, porque Aquele que te criou, te santificou e sempre te olhou como mäe ao filho pequeno que ama”.

Vale a pena conhecer hoje a profundidade de seu rosto e de seu coraçäo, com toda dificuldade daquele tempo em que viveu e com o tempo que já passou. Mas seu testemunho continua fortemente presente, através do tempo.

No silêncio de uma noite de domingo de palmas dia 27 de março de 1211, Clara foge de casa por aquela porta estreita e pequena, cheia de grades enferrujadas: Num esforço que fez a abriu, apoiando-se ao ferro, certa de sì e de onde queria ir.

Como falar de ti, em poucas palavras? Näo è täo facil. Tantas fontes, historias, artigos e livros! Parece porém que nenhum consiga dizer tudo exatamente da vida desta mocinha que deixa os afetos de sua casa e sua riqueza, para servir os pobres! As dificuldades foram muitas e me pergunto o porque. As dificuldades säo ainda muitas hoje para falar de tua vida. Bastaria usar teu nome “Clara”, como chave de referencia para viver aquela mesma tua historia.

Neste nosso moderno e arrogante modo de pensar, onde a lógica e as regras excessivas proibem a fé de de desenvolver seu papel, no entanto, Clara nos ensina ainda hoje que valem nada, sem o abandono e a coragem de amar a Deus, e olhar as lógicas como empecilhos para o Céu!

Quanta coragem realmente! A Coragem realmente è o que nos faz santos!

A coragem da renúncia a estes, e tudo o que diz respeiro às coisas do mundo, é o que solta o nò para dar passos de gigantes! E näo è impossivel estando em Deus!

Mulher apaixonada, mulher da obediencia até o ponto de esconder-se ao seu diretor espiritual, S. Francisco, mulher da pobreza e mulher da renuncia as coisas e pessoas que näo indicassem Deus.

Näo è facil convencer as pessoas principalmente as de hoje em dia, e me pergunto, porque em silencio uma moça, depois de épocas continua a convencer e a falar de Deus no silêncio da palavra e com a palavra do testemunho? Eis ai a chave! A chave para convencer e converter: o testemundo da vida, que näo nos deixa somente na admiraçäo do: “Que lindo!” E do que ”Quanto è importante!”

Queira, o meu e seu coraçäo, que nos tornemos gigantes da fé, sem tantas palavras bonitas pronunciadas mas tanto “silêncio rumoroso” que chega aos coraçoes!

Lhes digo, o segredo de Clara foi portanto: a paixäo por Deus, o desejo e a vontade de querer estar o dia inteiro em sua companhia, a obediência, até o ponto de esconder-se ao seu diretor espiritual, S. Francisco, mulher da pobreza e mulher da renuncia as coisas e pessoas que näo indicassem para ela, Deus!

O Senhor te abençoe e te guarde,

Padre Antonio Lima.