Estar sempre em Jesus e com Jesus

don_si3_fbAtravés da Santa Comunhão podemos estar sempre em e com Jesus após o partir do pão. Os padres do Concílio Vaticano II declararam solenemente, dizendo que a Eucaristia é fonte e meta última de toda a vida do cristão. Pela comunhão nos unimos ao céu e antecipamos a vida eterna quando o Pai será tudo em todos, diz S. Paulo (1 Cor 15, 28).

No Santíssimo Sacramento estão verdadeiramente, realmente, substancialmente o corpo, o sangue a alma e a divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo. Jesus se faz presente a partir do momento da consagração e continua até quando estão presentes no altar seu corpo e seu sangue. Misteriosamente, ele está presente em cada pedaço do pão consagrado e em cada gota de seu sangue, ele todo inteiro. O partir do pão não divide Jesus.

Ele nos convida sempre a permanecer nele e com ele:

“Em verdade, em verdade, eu vos digo: se não comeis a carne do filho do homem e não bebeis o seu sangue não tereis em vós a vida eterna”. (Jo 6,53).

Portanto não é um símbolo de união, mas é Jesus mesmo, não é um sinal da comunhão, não é o símbolo que representa o seu corpo e o seu sangue. Essas palavras de Jesus que o evangelista João reporta, são o que Jesus disse. Portanto amigos, não é simbolo mas Jesus, misteriosamente real.

Para responder a este convite, precismos nos preparar. E um momento santo. S. Paulo pede para que nos preparemos justamente, porque è o corpo santissimo e purissimo de Jesus.

“Quem em modo indígno come o pão ou bebe do cálice de Nosso Senhor, será reo do corpo e do sangue do Senhor. Cada um, portanto, examine-se a si mesmo e depois coma deste pão e bebe deste cálice; porque quem come e bebe sempre reconhecer o corpo do Senhor, come e bebe a própria condenaçao” (I Cor 11, 27.29).

Quando formos conscientes de ter feito pecado grave, mergulhemos antes pelo Sacramento da Reconciliação nos braços do perdão de Jesus, antes de receber Jesus na Eucaristia.

O Senhor te abençoe e te guarde,

Padre Antonio Lima.