Misericórdia e perdão

misericordia_e_perdaoPapa Francisco: Pedro era um pecador mas não era um corrupto.

O Papa Francisco usava esta frase em uma homilia, convidando a deixar que o Senhor Jesus nos encontre.

O suco da homilia do Papa concentrava-se na convicção que ser pecadores não é o problema central, o problema é não deixar-se transformar pelo amor de Deus num encontro com Cristo, porque Pedro era um pecador, mas não um corrupto. Pecadores sim, todos: corruptos não. No Evangelho do dia Jesus rescuscitado pergunta tres vezes a Pedro se o ama. “Ė um diálogo de amor entre o Senhor Jesus e seu discipulo”, indica Francisco e lembra dos encontros que Pedro teve com Jesus. Começando com o “Segue-Me” ao “Te chamaras Cefas, Pedra, ao “Afasta-te de mim, Satanás”, “humilhação que Pedro aceita” diz o Papa.

E Francisco lembrava aos presentes que Pedro se considerava bom, e no Getsemani até mesmo desembainha sua espada para defender Jesus, mas depois o nega três vezes. E quando Jesus o observa com aquele olhar tão belo, indica o Papa, Pedro chora. “Jesus nestes encontros amadurece a alma de Pedro” no amor.

“Pedro sente dor ao ver que por tres vezes Jesus lhe pergunta “Me amas?” Essa dor, essa vergonha… Pedro era um grande homem, pecador, mas o Senhor Jesus lhe faz sentir ,e também a nós, que todos somos pecadores: o problema é não arrepender-se do pecado, não ter vergonha do que fazemos.

E pedro tem essa vergonha, essa humildade. O pecado é um fato que com o coração grande que ele tinha, o levava a cada episodio como estes, a um encontro novo com Jesus à alegria do perdao.

O Senhor Jesus não abandonou sua promessa, quando lhe disse: “Apascenta minhas ovelhas”. E entrega o seu rebanho a um pecador.

O Papa contava: “Uma vez fiquei sabendo de um sacerdote, um pároco que trabalha bem: foi nomeadobispo e ele sentia vergonha porque não se sentia digno. Era um tormento espiritual. E se aproximou do confessor, que lhe escutou e lhe disse: “Nao te assustes porque se depois de tudo o que Pedro fez, ele foi eleito Papa pelo próprio Senhor Jesus. Siga adiante!”…

“O Senhor é assim. Nos faz amadurecer nos muitos encontros que temos com ele, apesar das nossas debilidades quando as reconhecemos, e com nossos pecados… “

Vamos orar juntos? no silencio do coração diga comigo a Jesus:

Senhor Jesus, modela-me nos vários encontros contigo, porque eu também me encontro na mesma tua barca, como Pedro. Transforma o meu coração e nobilita-o, faze-o grande. Ensina-me tu Senhor a apaziguar as tuas ovelhas; que o exemplo humilde de Pedro me ajude a seguir adiante procurando somente a Ti e mais nada. Que eu possa deixar-me encontrar-Te, Tu estás sempre comigo, que eu esteja sempre conigo. Amem.

O Senhor te abençoe e te guarde,

Seu irmão, Padre Antonio Lima.