A doçura e a candura dos mártires

a_doçura_e_a candura_dos_mártiresOntem e hoje constatamos na igreja milhares de pessoas que deram a vida por Cristo, muitíssimos deles tiveram até que derramar o próprio sangue em um ato de fé, de renúncia e de coragem. E porque não evitaram aquele momento? muitos de nós hoje perguntaríamos. Mas será que aquele abandono em Deus e confiança não fazia deles pessoas mais fortes ao ponto de dizer: Senhor, eu quero, faça-se?

Voce teria esta fé, esta renúncia da própria vida terrena e esta coragem? que perguntas! as respostas estão nos mistérios de Deus. Nunca sabemos se um dia algum de nós vai ter a graça dessa perseverança.

Ao mesmo tempo constata-se que vivemos hoje realmente um cristianismo fácil e sem nenhum sacrificio, se refletimos a história desses cristãos que ainda hoje existem, corajosos, espalhados pelo mundo.

Há alguns dias atrás, lia numa das homilias do Papa Francisco onde ele falava de um cristianismo cômodo, de um cristianismo que mira o poder através da fé, a riqueza, o mostrar-se externamente cristãos e dentro, vazios de Deus, com o coração cheio de interesses. O papa fala que estas coisas gravíssimas empobrecem a igreja, no sentido que por culpa disso, a Igreja de Cristo perde sua credibilidade.

Quando vamos acordar? quando vamos parar de criticar o coração dos outros se somos todos pecadores? Quando vamos aprender que a humildade e o amor não são somente para serem pregados mas antes de serem pregados em lindos sermões, palestras e conferências teologicas, eles precisam ser vida em nossa vida. Que o Senhor tenha misericórdia dos seus filhos.

Nos incomodam e os chamamos fanáticos, publicamente e em nossos corações, aqueles que dão importancia as coisas de Deus em seus mÍnimos detalhes: aqueles que rezam sempre, como se esta ação fosse “somente” uma ação a ser feita durante a missa; aqueles que se vestem um pouco mais compostos, principalmente as mulheres e se diz que para sermos cristãos não precisamos voltar à idade medieval e seus costumes, criticando assim a falta de pudor que hoje não sabemos mais o que seja! aqueles que carregam uma cruz no peito, aqueles que acreditam e vivem num esforço contÍnuo de viver segundo as sugestões do Espirito Santo no mais profundo de si; aqueles que se saudam com um “A paz de Cristo” quando se encontram.

Aqueles, aqueles e aqueles…

Vamos orar?: Meu Deus que eu não seja assim, dai-me coração puro para não olhar com os olhos do corpo e a partir do que vejo, que não julgue os corações e as intenções dos meus semelhantes! Te louvo Senhor, Te agradeço por tantos bens espirituais e materiais e te peço que meu coração não se afaste do teu coração, que carregue comigo a tua imagem e semelhança e nunca esqueça que Tu queres que a cada dia sejamos como os mártires, unidos e em sintonia contigo, Senhor.

Te peço Senhor por tua Igreja aqui na terra, que ela aprenda sempre mais a escutar a ti e não somente relembrar tuas palavras, obras, milagres, sinais e graças.

Mãezinha celeste dai-me tua benção e envolve-me com teu manto. Dai-me tua proteção intercede la do céu por teus filhos. Amém.

O Senhor te abençoe e te guarde,

Seu irmão, Padre Antonio Lima.