A dor e o sofrer têm um sentido

a_dor_e_o_sofrer_tem_um_sentidoDiante das amarguras da vida e diante das situações em que nos encontramos com a dor “tu a tu”:

Como a fome, o calor, o frio, a sede, a desonra, a dor física, a solidão, a incompreensão, a pobreza, a traição, a calúnia, a cadeia … somente o cristão pela fé e confiança em Deus, tem uma resposta autêntica e definitiva que é a semelhança própria com Jesus Crucificado e abandonado por todos aos pés da cruz gritando: “Meu Deus, meu Deus, Porque me abandonaste”… é o próprio Filho de Deus que lá, sofre e morre. Através dele o cristão encontra um sentido à dor: assemelhar-se a Jesus o servo sofredor e silencioso pregado na cruz.

Jesus doa sua vida, seu coração aberto, acolhe a todos e garante a salvação.

Seu coração aberto por uma lança por amor, colhe nossas angústias e condena quem comete injustiças mas respeita a liberdade de cada pessoa e permite, que também eles, os injustos, existam e resistam… A dor faz parte da condição humana e do nosso viver humano aqui na terra enquanto limitados à força ou à fraqueza da natureza humana de quem nasce, vive e morre mas a ressurreição dos santos e a vida eterna em Deus resolvem toda a situação de sofrimento com a alegria do estar para sempre ao lado do Pai.

Ele carregou sobre si as nossas dores com a cruz, carregou todo o sofrer e todo o viver: o sofrimento as angustias, a tristeza, a sede de justiça… Se diante do sofrimento nos vem a tentação de vacilar na fé e cobrar do Pai a culpa que ele não tem, o remédio é este: olhar concentrados a Cristo porque a cena do calvário nos ensina que precisamos santificar os nossos sofrimentos vivendo com eles unidos à cruz de Jesus.

O Apóstolo Paulo também nos aconselha em modo admirável: nos convida a sermos alegres na esperança, pacientes nas tribulaçoes, constantes na oração.

Se unirmos a nossa pequenez – as pequenas e grandes dores – à grandeza de Jesus sofredor, vitima por nós, fazemos de nossa vida um tesouro e assim nessa consciência e maturidade de fé viveremos com mais aceitaçao a dor, quando ela nos visitar.

O Senhor te abençoe e te guarde,

Seu irmão, Padre Antonio Lima.

Escritor, cantor católico e diretor espiritual diocesano da RCC na Diocese de Nova Iguaçú-RJ. Padre Antonio Lima é mestre em Ecumenismo e em Comunicação Social pela Pontíficia Universidade da Santa Cruz.