A experiência do Deus fiel!

A experiencia do Deus fielMesmo nos momentos mais tristes e aparentemente escuros de nossa historia, aprendamos como o povo antigo de Deus a louvar e cantar a eterna fidelidade do Senhor.

A palavra mais técnica para indicar a fidelidade de Deus é na lingua ebraica “emunà”; este, provém da raiz de “aman”, de onde vem o nosso “Amém” que é também uma palavra hebraica. Estas tres palavras nos passam ideia de estabilidade, de segurança, todas palavras que infundem em nós a certeza que podemos confiar em Deus. Tem também a palavra “hesed”; ela ressoa em situações muito diferentes e muitas vezes junta à palavra aliança. Neste caso a ideia de fidelidade transparece em continuidade, mesmo se daqui nascem outros significados de fidelidade. Isto por aquilo que diz respeito à Palavra de Deus e o significado das palavras em suas origens. “Hesed” é também: graça, amor, bondade, ternura, fidelidade, misericordia, constancia … Se meditamos sobre o “hesed” de Deus, vem expontaneo identificar também o significado e o porque da alegria e do louvor. Quando cantamos o salmo 136, ele não é que um convite: “Louvai o Senhor porque é bom…” Escutando e refletindo sobre suas maravilhas, necessitamos sentir a vontade de dizer: “Eterna è a sua misericordia”. É a ideia da eterna fidelidade de Deus a que podemos corresponder mesmo sabendo que nunca seremos um eterno canto de louvor a Deus por nossos limites. Com isto não desanimemos, nem demos ocasião à desculpa da fraqueza. Em momentos em que nos sentimos no pecado, pode nos parecer que Ele não cuida de nós. Como o salmista, mesmo diante da fraqueza, cantemos: “Cantarei para sempre as graças do Senhor, com a minha boca proclamarei a sua fidelidade. O salmista, e voce como eu, podemos nos colocar no lugar dele, Ele estava cantando a fidelidade de Deus na historia daquele povo desde o inicio das promessas que o Senhor havia feito a Davi.

Tudo isto emana do amor e sabemos que o amor é verdadeiro, genuino, total, implica a dfidelidade do ser amado, exige um comportamento constante em manter as promessas e os compromissos. Exige lealdade, sinceridade e confiança. Pensemos àquelas pessoas em quem confiamos se não nos vem de confiar a olhos fechados … é esta a atitude nossa diante de Deus que precisamos ter. Sempre e em tudo!

Digamos-lhe neste periodo santo que queremos conhecer o verdadeiro amor, o comportamento amoroso do Pai por cada um de seu povo. Assim conseguiremos nos colocar naquela justa perspectiva religiosa que nos permite de falar com segurança de nossa fidelidade a Ele, que se percebe real, no amor aos irmãos.

“In manus Tuas”,

O Senhor te abençoe e te guarde,

Padre Antonio Lima.