A intercessão à Mãe de Jesus

a_intercessao_da_mae_de_Jesus_sobre_nosFalando dos santos, meditemos sobre a intercessao da Mãe de Jesus, seus pedidos ao Pai por nós são preciosos. Diz S. Tomás de Aquino, um grande teólogo da Igreja que os santos intercedem por nós por seus merecimentos de graças, Nossa Senhora tem esse merecimento ainda mais por ser a mãe do próprio Jesus.

S. Bernardo nos diz que por ela chegamos a Jesus, que por meio dela nos foi dado Jesus, e portanto a chama de inventora de graça em modo similar e medianeira de graças e por sua intercessão recebemos os bens celestiais como nas bodas de Caná.

Nossa Senhora recebeu duas plenitudes de graça de Deus, a primeira foi a encarnação no seu próprio seio materno do Verbo d Deus feito homem. A segunda foi a plenitude da graça e por isso pela “plenitude” recebemos por sua intercessão as graças divinas. Os bens que recebemos do Senhor, recebemos também por meio de suas orações ao Pai por nós.

E por que? e como? responde o mesmo estudioso e místico de Maria S. Bernardo: Deus quiz assim.

E aqui devemos dizer que pela fé respondemos nesse modo: pela a vontade de Deus. Certamente sem a fé não se aprovará nunca essa verdade da vontade de Deus que “tudo dispõe”. Deus quiz assim, por sua vontade. E onde se viu nunca que as matérias de fé podem ser questionadas sempre e em todos os casos? é justamente a fé que faz cre nas coisas que não se ve, ja dizia Jesus a S. Tomé.

S. Agostinho: Se como Maria cooperou com a sua caridade para o nascimento de Jesus, cooperou então também para o nascimento da Igreja junto a Jesus e assim sua intercessão nos faz chegar a vida da graça neste mundo e a vida da glória na vida eterna.

Por isso a Igreja nos ensina a chamar e saudar Nossa Senhora como: vida, doçura e esperança nossa. Peçamos sua materna intercessão:

– Mãezinha do céu ajuda-me a ser principalmente de Jesus, que eu seja tomado, tomada pela docilidade à vontade do Pai. Por tua intercessão que meu coração se sensibilize para que pelo dom do entendimento, eu possa fazer somente o que agrada a Deus em minha vida, nos segundos, nos minutos, nas horas que Ele me concede de viver aqui na terra. Amem.

O Senhor te abençoe e te guarde,

Seu irmão, Padre Antonio Lima.