A nossa e a missão do Espírito Santo

a_nossa_e_a_missao_do espírito_santoMeditar a missão do Espírito Santo na obra da nossa salvação.

Meditar a missão do Espírito Santo é meditar sobre a obra da nossa própria salvação pois ela passa naturalmente pela obra do Espírito Santo em nossa vida. A missão de Jesus e do Espírito Santo se completa na Igreja, Corpo de Cristo, ela é o templo do Espírito Santo e portanto a missão da Igreja não completa aquela de Cristo e do Espírito Santo, porque em Deus esta a plenitude e a Igreja caminha aqui na terra peregrina em vista do prêmio eterno.

A Igreja é sacramento de Jesus, com todo seu ser e em todos os seus membros. Ela foi enviada para anunciar e testemunhar, atualizar e difundir o misterio da comunhão da Trindade Santa. Os Apóstolos por primeiro e todos os outros membros até chegar aos nossos dias, somos essa igreja que pelo Batismo fomos chamados a esta missão que Jesus confiou: “Sereis minhas testemunhas”.

O Espírito Santo que Cristo, cabeça, segundo a expressão de S. Paulo, difunde em seus membros, edifica, anima e santifica todos. A igreja é esse sacramento de comunhão.

Quando testemunhamos e vivemos como discípulos de Jesus, em fidelidade e em obediência a ele por meio da sua Igreja, seguindo aquilo que em seu nome ela nos ensina, e sendo como ele missionários, nós, pela ação do Espirito Santo de Deus,  nos faz ser parte desse designio do Pai por meio do Filho que reune a todos em um só corpo.

Em nossa missão, por meio do Espírito Santo, lá onde ele nos quer, precisamos ser como célula missionária, testemunhas no mundo segundo o coração de Jesus em tudo o que ele nos deixou. Sejamos fieis ao nosso chamado, que é o projeto de Deus para nos, lá onde ele nos colocou e vivamos nele a sua missao e não a nossa. Sua obra é ele quem faz em nós, não somos nós que fazemos uma obra nossa para Deus. Como diz S. Agostinho, Ė Ele nos ama por primeiro. Façamos atenção continuamente para não relaxarmos essa consciência na distração deste foco com “nossas certezas” do que fazemos pelo Senhor,  em nossa vida de seguidores e testemunhas.

Que o Espirito Santo seja a tua luz, para que nem tu nem eu, nos convençamos que o que fazemos seja só por uma humana capacidade. Sejamos dóceis ao Espirito Santo, Amem?

O Senhor te abençoe e te guarde,

Padre Antonio Lima.