A Quaresma: pecado e a conversão

a_quaresma_pecado_e_conversaoDiante da condição de pecadores, a primeira coisa a não esquecer è que Deus è amor.

Diante da realidade e de tudo aquilo que nos circunda, existem algumas perguntas sobre o pecado e sobre o amor de Deus, que geralemente são perguntas que se fazem: Se Deus nos ama, porque vivemos com tantas incertezas, temores, invejas, insatisfacoes, desequilibrios emotivos, competições, amarguras, tristezas e limitações e não experimentamos o seu amor? Se Deus nos ama, porque as familias se destroem, os filhos se rebelam contra seus pais, existem tantas lutas de gerações, competições? Se Deus nos ama, porque esistem guerras, fomes, pobrezas, angustias, discriminações, opressoes, falta de liberdade interior?

Existe mais uma inquietude: Se Deus nos ama, porque não o sentimos , porque o nosso mundo não é um céu onde se vive em harmonia, paz e justiça?

Mas quando um carro quebra, levamos ao mecânico porque nos diga qual é o problema.

Quando o relogio se rompe levamos para o relojoeiro para o concerto.

Quando a vida se quebra ou  perde seu sentido, para onde a levamos, a quem devemos recorrer? Se o mundo não caminha pelo sentido certo, devemos recorrer ao Criador do mundo.

O que impede que o amor de Deus se manifeste  em nos aqui na terra, e no mundo, se chama pecado.

O pecado é a causa e todos os males que aflige-nos pessoalmente e no geral à humanidade.

Deus derramou um dilúvio de amor sobre nós, mas nós estamos por traz de um vidro que nos permite de ver somente a chuva, mas não nos banhamos da Água viva do amor de Deus por conta deste vidro que colocamos sobre nossa cabeça. Não é ele que não nos quer, somos nos que não o obedecemos em nossa vida e ele nos deixa livres para viver como queremos. Desde que Satanas enganou os nossos antigos pais, no paraiso terrestre, fazendo crer que eles alcansariam a felicidade e a realizacao humana com as próprias forças, sem Deus; isto deu inicio ao desastre que vivemos na criaçao.

O homem se distanciou de Deus, fonde de vida,

separou-se de sua mulher acusando-a ser culpada,

ficou inimigo de toda a criacao se rebelando contra ele.

Desde então iniciaram os odios, os rancores, as invejas,  os resentimentos. Logo após o mais forte, Caim, matou o irmãos menor, Abel. Iniciaram as guerras, as injustiças, a desconfiança em grandes e pequenas coisas e pensamentos,  a corrida desenfreada para a riqueza e todo mal que existe. O que é fruto do pouco esforço de vivermos no amor de Deus, é fruto também de nosso jeito de viver, mais debruçados sobre nosso eu e menos debruçados na graça da sua presença. O Senhor nos convida à converter-nos a cada instante para reencontrarmos nele a sua paz. Amém?

“In manus Tuas”

Padre Antonio Lima.