A vida? um dom!

don_luce3aNinguém vem ao mundo senão por um ato de amor.

À origem de cada vida tem Alguém que, desde sempre, nos pensou e quiz, um Amor que criou cada coisa e a mantém em vida. Cada ser que respira sobre a terra não e fruto do acaso, mas nasce do coração de Deus. Sem ele não poderiamos existir! Somente no Pai, encontramos a explicação e o sentido de nossa existência, que é inteiramente em suas mãos, desde seu inicio até o fim. “Ninguém pode pagar o preço de uma vida ou pedir a Deus um preço por ela”, aclama o Salmo 49. A gratuidade é a dimensão mais importante da vida, que é um dom. Ninguém nasce senão por inteiro “dom”. somos um presente de Deus para nos mesmos; e a admiração deste grande mistério, a tocamos quando sabemos cultiva-la como ela é: um grande dom!

Em uma sociedade em que se comercializa a vida e as relações humanas, e pra tudo, até para amar e doar-se se pede um preço e um orçamento, nessa sociedade planejada dessa maneira, a gratuidade não encontra a sua casa mas voce pode dar uma casa e não alugar para que a gratuidade possa morar.

“Obrigado”, seria a palavra que deveriamos pronunciar, meus amigos, na certeza que tudo nos é dado como presente. Agradecer é surpreender-se continuamente diante dos gestos de quem enche aos poucos o nosso viver com o carinho e a emoção. Essa seria a lógica mais linda da pureza das intençoes a ser colocada ao lugar do cálculo, porque o amor de verdade nasce sempre a cada dia com razoes diferentes e surpreendentemente compreensiveis: amar, em sua mais alta e profunda verdade, significa “dar-se” sem cobranças de troca, é nesta ótica que nos é doada a vida pelo Pai.

Já dizia Pascal: “As razões do coração tem razões que a razão não compreende”; S. Francisco de Assis, diz em sua “Oração simples” que é “dando que se recebe”; S. Paulo, que dedicou o resto de sua vida para o anúncio do Evangelho afirma: “Deus ama quem dá com alegria (2Cor 9,7).

A vida aqui na terra? a penso como uma academia de exercicios “para o bem do próximo e do próprio bem, onde se aprende a amar assumindo sempre mais a lógica do dar, e traduzindo-a em gesto e atitudes concretas. A vida alegre consiste realmente na arte de dedicar-se para que o outro, a outra, sejam felizes antes de nós. Assim ganhamos o paraiso, assim somos de Deus. dificil? pode ser, mas possível. No fim? a Vida em Deus: único ideal por quem vale a pena viver assim.

O Senhor te abençoe e te guarde!

Seu irmão, Padre Antonio Lima.