Os Padres da Igreja econtraram uma conexão teológica entre o siginifcado do “dia do sábado” e o primeiro dia da criação no Genesis.
Cristo ressuscitou, isto significa que o nascimento da Nova criação se resume aqui (Col 1,15; 2 Cor 5,17). Neste dia Cristo que derrotou a morte e resgatou o pecado de Adão como primogêntio entre aqueles que ressuscitam dos mortos (Col 1,18), inaugurou uma nova criação. Através de nosso Batismo, somos capazes de participar desta nova criação em Cristo, e através dele também nós, fomos mortos ao pecado e restaurados na comunhão com o Pai. Segundo o livro do Genesis, foi no primeiro dia que Deus criou a luz (Gen 1,3), e separou a luz das trevas (Gen 1,4). No mesmo modo os Evangelhos declaram: de manhã cedo… (Lc 24,1).
Desde o tempo dos Apóstolos, o Domingo, o primeiro dia da semana, foi celebrada como o DIA DO SENHOR, o “Dies Domini” em latim. Foi em um domingo que os apóstolos encontraram o Senhor depois da sua Paixão e morte. Este foi o dia em que pela primeira vez os apóstolos encontraram Jesus Ressucitado. O dia santo para os hebreus é o sábado, o dia em que renovam sua aliança om Deus; no interromper qualquer trabalho se dirigem para a sinagora. Para nos cristãos, o domingo é aquele dia em que temos um encontro marcado com o Senhor, através da participação da Eucaristia, como fazia-se nos primeiros tempos. Todavia os apóstolos , encontraram o Senhor no “dia depois do sabado”, e qual é? Cada domingo somos chamados como Maria Madalena e os Apóstolos a encontrar Jesus ressucitado na Eucaristia.
E’ o Oitavo dia dos sete dias da criação até o sábado mais um, que simboliza a eternidade na Teologia dos primeiros padres da Igreja.
Glória a Ti Senhor dos Céus e da terra, Glórias sejam dadas ao Senhor Jesus; Louvemos e exaltemos o nome do Senhor Jesus, nome sobre todo nome.
O Senhor te abençoe e te guarde,
Seu irmão, Padre Antonio Lima.