Adoração é muito mais que canção!

Para sermos instrumentos de Deus precisamos estar cheios dele, isto é cheios de amor, humildade, desprendimento…

Seguindo os passos e exemplos do Senhor Jesus, nosso ser instrumentos para evangelizar, necessita de um esforço cotidiano por uma vida autêntica e genuina na vivência em vista do testemunho cristão.

Por nossa condição de pecadores, ao menos, precisamos ter aquela “tensão continua” para não dessacralizarmos o que é sagrado e o que nasce sagrado em nossa alma, como a intenção de querermos ser instrumentos do Reino como o foi Jesus.

Ele passava pelas cidades, aldeias e povoados incansavelmente pregando a Palavra que era ele mesmo, passou em nosso meio como o servo por excelência. O Servo de Javé.

Em Lc 8,1-3, vemos  que Jesus passava pelas cidades, pelas aldeias… pregando e ensinando o Reino do Pai. A sua palavra, reveladora falava de amor. Jesus porem, revelava de um modo especial, porque Ele é o Filho de Deus claro!. E como Ele a revelava? Em modo pleno pois sendo “o Filho”, nada mais, nada menos é que a Segunda pessoa da Santíssima Trindade.

Mas ele buscava verdadeiros adoradores. Verdadeiros instrumentos. E hoje creio que confunde-se muito justamente o gostar de cantar com o próprio cantar as coisas de Deus, com o Adorar; fala-se muito em adorar o Senhor e quando se tem, senão todos os dias, mas pelo menos dia sim dia não, uma hora pelo menos, inteira, diante do Senhor? Espero que a sua resposta seja positiva.

Necessitamos ser honestos com o Senhor. E questão até de honestidade espiritual e/ou declaração de amor por Ele, nosso ser autênticos. Como disse o Monsenhor Jonas ha alguns anos, “em ordem de batalha”.

Para sermos instrumentos de Deus precisamos estar cheios dele, isto é cheios de amor, humildade, desprendimento enfin…

Tomara que nao, mas sera que existe entre os cantores de Deus, inveja, competição, egoismo, manias de ser “artistas”, bons faladores e cantores mas menos testemunhas deste Deus de quem nos dizemos instrumento? O inimigo certamente escolherá sempre mais os que se declaram, para derruba-los e contradize-los. Aqui esta a profecia do: “em ordem de batalha”!

Em Atos dos apóstolos temos exemplos de como se adora o Senhor, “em espirito e em verdade”. Lembram desta palavra? “E perseveravam na doutrina dos apóstolos, na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.”(At 2,42). Precisamos nos aproximar de Deus, através de uma adoração e de um louvor o mais autentico possivel.

O caminhar de Jesus pelas aldeias tinha uma pressa: era porque o Reino do Pai que Ele tinha vindo revelar, precisava ser anunciado sem perda de tempo. Esta é a vocação da Igreja, e portanto também a nossa. Quando nos tornamos missionários? Pelo Batismo que sela em nós a força da presença de Jesus, a presença do Pai pelo Espírito Santo. Pela  água e pelo Espirito Santo entra em nós a vida divina. Precisamos ser missionários, fomos chamados por força desse sacramento, a esta missão.

“Adorador e cantador do céu”. O que siginifica entao?  a palavra diz ainda:: “Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim. Em vão me adoram”. (Mt 15,8-9)

Você pode estar se perguntando o que quero dizer com tudo isso, A palavra de Deus nos ensina a não deixar vibrar dentro, mesmo que sutilmente,  o orgulho por cantarmos bem, por tocarmos bem, Que o Senhor nos ajude a nao perder o ardor dos primeiros passos, das primeiras pinceladas de louvor que nasciam do nosso coraçao quando faziamos… aquelas maravilhosas experiências da presença de Deus e delas nasciam lindas cancoes de louvor e adoração.

Como esta a nossa“tensão continua” para não dessacralizarmos o que é sagrado e o que nasceu sagrado um dia em nossa alma?

O Senhor te abençoe e te guarde,

Padre Antonio Lima.