Analisar a pupila dos olhos

analisar_a_pupila_dos_olhosAnalisar a pupila dos olhos o que tem a ver com a caridade?

Em Lc 6, 41 – 42, Jesus fala do amor necessário para amar o próximo, ele o ensina pedindo-nos para olhar dentro de nós, e assim poder melhor amarmos os nossos irmãos e leva-los a Ele. Jesus toma em consideração a realidade das pessoas cegas para falar desse amor que deve chegar ao ponto de sacrificar-se, “perder” do tempo precioso para amar o próximo. O cego pode ser aquele cego físicamente falando, mas Jesus não está falando do cego fisicamente, está falando de um outro tipo de cegueira, da cegueira espiritual:

“Por que vês tu o argueiro no olho de teu irmão e não reparas na trave que está no teu olho? Ou como podes dizer a teu irmão: Deixa-me, irmão, tirar de teu olho o argueiro, quando tu não vês a trave no teu olho? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho e depois enxergarás para tirar o argueiro do olho de teu irmão”.

Fica dificil, mesmo com toda boa vontade fazer com que os outros enxerguem, sem estar preparados ou dispostos sufucientemente para guiar quando não se enxerga bem. Enxergar a si próprio, enxergar dentro de si, para os próprios interesses é um obstáculo que faz com que sejamos falsos seguidores e guidadore para levar os irmãos até Jesus. Este é um tipo de cegueira amedrontador. O pior é que a ação do inimigo é tão covarde que quando alguém adere a estes tipos de atitudes, ele tranforma até mesmo em desccarados que mesmo sabendo, continuamos seus a servi-lo e a aprovar suas sugestões comerciáveis. Sabemos falar bem, mas negociamos o testemunho depois.

Com estas palavras Jesus nos pede para curarmos a nossa cegueira, ou pelo menos buscar a cura. Os cegos não guiam, não abrem a boca para indicarem a direita e a esquerda das estradas porque não vêem.

Todo esse ensinamento de Jesus tem a ver com a fidelidade a ele e com a nossa boa intenção em realmente procurarmos antes que nossa vida seja o mais possivel santa começando com as pequenas ações, as pequenas, breves conversas e diálogos, as gentilezas, a sinceridade do nosso coração em amar, o andar encontro para ajudar de verdade, quem bate à porta do nosso coração etc..

Curemo-nos se nos sentimos doentes, corramos ao Médico e deixemos que ele análise a pupila de nossos olhos… Jesus nos espera sempre para dar para cada um, a receita necessária.

O Senhor te abençoe e te guarde,

Seu irmão, Padre Antonio Lima.