As atitudes de quem vive na misericórdia

A misericórdia de Deus è sua clemência

Quem usa de misericórdia, seu tratamento sempre de compaixão, de profundo amor que o induz à ajuda e ao perdão dos que o ofendem.

È a atitude do coracão clemente. È a atitude de Deus!

As atitudes concretas que são sinônimo de misericórdia são a caridade, a comiseração, o chorar junto a alguem, a compaixão, a piedade, a benignidade, a clemência, a graça, a indulgência, a mansidão, a tolerância.

Na Palavra de Deus, a misericórdia soa assim com seus sinônimos, onde a clemência de Deus para com os seus, se demonstra na paciência. Deus nos oferece sempre um tempo durante o qual possamos examinar a vida e reconhecer, através da graça, o que devemos fazer para mudar e nos conformar ao Seu Filho Jesus, aplicando-nos para salvar-nos das garras de satanas.

Em outras palavras, a misericórdia de Deus consiste no tempo que o Senhor nos da para entender quais pecados fizemos, nos arrepender e converter-nos.

A Palavra de Deus è rica, nos mostra este verdadeiro conceito da sua misericórdia.

“Reconhece, pois, que o Senhor, teu Deus, é verdadeiramente Deus, um Deus fiel, que guarda a sua aliança e a sua misericórdia até a milésima geração para com aqueles que o amam e observam os seus mandamentos”. (Deusteronômio 7,9).

“Ide e aprendei o que significam estas palavras: Eu quero a misericórdia e não o sacrifício”. (Oseias 6,6).

“Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores”. (Mateus 9,13).

“Sua misericórdia se estende, de geração em geração, sobre os que o temem”. (Lucas 1,50).

E muitissimas outras passagens da palavra de Deus.

A misericórdia de Deus è sempre concessa a quem o ama e estão dispostos a “mudar” através do arrependimento e a observância de sua lei.

Se muda um pouco por vez portanto, enquanto Deus, nos mostra a sua misericórdia e sua graça: o nosso caminho com Ele è uma experiência que dura para toda a vida, portanto, também além da morte.

Para mudar precisa tempo, nada acontece de um dia para o outro, mas Deus mantém suas promessas e a sua misericórdia é um dom disponivel sempre para quem o quer, e o ama de coração sincero, desejando mudar e conformar-se a Jesus e que pacientemente se aplica para a propria salvação no cotidiano, através de um exercicio continuo para a propria santificação.

O Senhor te abençoe e te guarde,

Padre Antonio Lima.