Bondade e hipocrisia segundo Papa Francisco

Bondade e hipocrisia segundo Papa Francisco“Intelectuais sem talento, eticistas sem bondade, transportadores de belezas de museu”:

Foram estas as categorias de hipócritas que Jesus combateu muito”. As indicou Papa Francisco na missa da quarta feira 19 de junho, na capela da “Domus Sanctae Marthae”, e refletiu sobre a hipocrisia que tem na Igreja e sobre o mal que esta produz. (eticista: que ou quem é especialista em ética (eticista é o que é especialista em etica). (Dicionário on line de Português: http://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/eticista)

Nesta homilia o Pontifice lembrava que “O Senhor por muitas vezes no evangelho fala de hipocrisia” e “contra os hipócritas” colocando em lista os tres episódios mais significativos. O primeiro quando os fariseus querem colocar Jesus à prova, perguntando-lhe se era justo pagar o tributo a Cesar (Mt 22,15-22); o segundo, quando os saduceus o colocam diante do caso da mulher viúva sete vezes (Mt 22,24-30); destes primeiros episódios surge uma primeira categoria de hipócritas; aqueles que “percorriam os caminhos da casuística” e deste modo “queriam fazer com que Jesus caisse em suas maquinações”. Disse o Papa, na Igreja a hipocrisia esta muito presente. (para os que não sabem… hipócrita é o que analisa casos por meio de falsas sutilezas). (Dicionário on line de Português: http://www.dicio.com.br/hipocrisia/)

A terceira vez em que faz-se referência aos hipócritas de modo “mais forte ainda” fez notar o Santo Padre, è no capitulo 23 do evangelho de Mateus, quando Jesus se dirigia aos escribas e aos fariseus chamando-os de hipócritas. Comentou o Papa: “ Hipócritas, voces que não entram no reino dos céus, e tão pouco deixam entrar os outros; hipócritas que estão sempre ornamentados por “largas faixas e longas franjas nos seus mantos” (Mt 23, 5).

Este tipo di hipócritas para o Santo Padre fazem parte da casuística seguinte: aqueles que pregam preceitos, e através de tantos “preceitos levam a palavra de Deus mas contribuem para que permaneça estéril”; estes vão “também pelo caminho das vaidades”, das faixas e das franjas. “São vaidosos chegando a serem ridículos”, acrescentava o Papa.

“Em detalhes, os primeiros hipócritas do Evangelho são os da casuistica, que «não tem a inteligência de encontrar, de explicar Deus»; ficam dependentes da casuisticas: São, disse o Santo Padre esclarencendo seu discurso, «cristãos intelectuais sem talento». Outros são aqueles hipócritas de preceitos, que levam o povo de Deus por um caminho sem saida. São “eticistas” sem bondade.

Não sabem o que é a bondade. São eticistas! Deve-se fazer isto, isto e aquilo… enchem-se de preceitos «sem bondade». De «enfeites e tantas coisas só para representar e serem maestosos, perfeitos», todavia »não sabem o sentido da beleza. Chegam a conceber como beleza somente aquelas de museus». (Fonte: (L’Osservatore Romano, ed. quotidiana, Anno CLIII, n. 140, Giov. 20/06/2013).

Convertamos a cada dia mais o nosso coraçao, carissimos, nao nos deixemos tomar pela hipocrisia , sejamos santos. Peçamos ao Senhor que nos livre deste grave pecado todos os dias em nossas oraçoes e confiemos na bondade e na misericordia do Senhor, “sigamos” estes preciosos conselhos do Santo Padre fazendo a nossa parte sem olhar para os hipocritas, se o sao ou nao. Tomemos como lema de vida a Palavra: “Eu e minha casa serviremos ao Senhor” (Josué 24,15).

“In manus Tuas”

O Senhor te abençoe e te guarde,

Padre Antonio Lima.