Parte da Igreja insitucional a iniciativa de promover cursos para bispos.
O Pontifício Conselho das Comunicações Sociais e o Departamento de Missão e Espiritualidade do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM) promovem, em Cochabamba, na Bolívia, um Seminário de Comunicação para os bispos da Bolívia e do Perú.
se realizará, também em Bogotá, na Colômbia, o Seminário para os bispos da Colômbia, Equador e Venezuela. Ambos os encontros têm o mesmo tema: “A comunicação a serviço de uma autêntica cultura do encontro” (PCCS).
Os organizadores destacam que este espaço de formação ilustrará na teoria e na prática o potencial da comunicação enraizado na espiritualidade e na eclesiologia de comunhão. Espiritualidade de comunhão que a partir da conversão pastoral requer comunicação dentro e fora da Igreja, nas redes sociais e na cultura do diálogo, sem deixar de lado o planejamento estratégico da comunicação e utilizando todos os meios disponíveis. Os bispos precisam sentir a necessidade urgente de saber comunicar e poder assim estar “a par” com os tempos modernos, pois, os tempos mudam e são sempre em etapa de mudanças. o governo local da Igreja no mundo conduzida pelos bispos esisge deles também esse grande intereresse pelo que é atual. Estamos e vivemos tempos em que a fé infelizmente é muito ligada a uma maneira exageradamente logica, onde o divorcio entre esses dois elementos existe ha muito tempo. As pessoas em geral e os fieis praticantes querem e boa parte das vezes exigem dos ministros da Igreja uma logica do que ensinam e orientam em nome da liberdade que cada um tem de decidir se crer ou nao crer segundo os ensinamentos que lhes sao passados.
Eis ai a questão dessa enorme importancia que ha a comunicação, o saber comunicar e o não ignorar os meios que hoje, segundo os ambientes e os destinatarios a quem Igreja instituiçao se dirige. Por outro lado é bem verdade que determinados elementos que dizem respeito a fé sao elementos espirituais e chega a comprender somente quem tem uma base formativa e uma constancia em aprender da Igreja os conteudos da propria fé como diz o Apostolo: “Mas o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, pois para ele são loucuras. Nem as pode compreender, porque é pelo Espírito que se devem ponderar.” (1 Cor 2,14). Neste mesmo sentido, as novas modalidades de espressar a fé como o “know how” da comunicação, precisam ser colocados em evidencia, certamente a partir da espiritualidade e da sua vivencia por parte de quem tem esse serviço na Igreja.
Padre Antonio Lima.