Caridade suspeito ou gentileza?

caridade_suspeito_ou_gentilezaNo decorrer dos séculos pensou-se em várias maneiras sobre o significado dessas tres palavras.

Elas formam porém, o bem viver do homem. A gentileza, disse o imperador e filósofo Marco Aurélio, é a delicia maior da Humanidade. Hoje se pensa que esta ideia não seja totalmente verdadeira e seja também carregada de suspeito e desconfiança dos outros mas porque?

Se diz que em nossa imagem do ser humano que a gentileza é um estinto não natural: somos loucos, más, ruins, perigosos e profundamente competitivos. As pessoas que são movidas por egoismo e sensibilidade para com o próximo, são formas de auto conservação de sí próprios e assim a gentileza passou a ser um prazer proibido; esta é sempre um risco, porque se baseia na sensibilidade dos outros e na capacidade de identificar-se com seus prazeres e con seus sofrimentos.

Quem é assim tão louco de negar a existência da gentileza, contra o suspeito? este, certamente perdeu o contato profundo com as próprias realidades emotivas. A renúncia da gentileza priva os seres humanos de um prazer fundamental que é o sentido da felicidade. Quando se coloca em jogo a gentileza em troca do suspeito, perde-se uma parte do que se tem de precioso para ser feliz. A arrogancia, a falsidade, a troca de palavras em vista de não comprometer-se com o próximo, o interesse pessoal em troca da indiferença, que leva a “deixar que cada um sobreviva por sí” e “eu fico no meu canto depois de ter conseguido o que queria”, leva a pessoa humana aos poucos à maior das destruições que é a falta de alteridade.

A palavra gentileza, abraça uma lista rica de significados como solidariedade, generosidade, alteridade, bondade, humanidade, compaixao, piedade, empatia… No passado estes sentimento eram conhecidos como filantropia (amor pela humanidade) e caridade (amor do próximo) o que está a significar “coração aberto”. A bondade é aceita somente nas relações familiares de pais para filhos, a capacidade de superar-se e ir ao encontro da fraqueza dos outro e portanto da própria, transformou-se em sinal de fraqueza.

A Sociedade desenvolveu esta fobia pela gentileza e pelo interesse pelo bem do próximo de modo que rejeitam de fazer gestos concretos de bondade substintuindo-os por “boas razões para justificar pro lado bom as próprias faltas de amor.

O caminho certo para ser feliz? qual seria? O Espirito de Deus sopra, define e revela a verdade no coração de seus filhos. Aconselho que nos interessemos seriamente de aprender como aprender a escutar sua voz.

O Senhor te abençoe e te guarde,

seu irmão, Padre Antonio Lima.