Como louvo a Deus?

MEU PASSO A PASSO PARA LOUVAR

Descubro que existem vários passos, não modos, mas passos, que me ajudam a louvar a Deus. O primeiro é o de concentrar a minha mente n’Ele, specialmente quando estou aprendendo a louvar.  Descubro que é útil passar alguns momentos refletindo sobre seu amor e a manifestação de amor que seu Filho Jesus nos ensinou. Segundo, me concentro em um ato ou característica específica de Deus. Então, simplesmente digo a Ele o que penso dEle e o reconheço por aquele ato ou característica, quero dizer, o que ele è para mim. Comparar a Deus ou algum de Seus atributos a algo ou alguém me ajuda a reconhecer Sua grandeza e transcendência.

Finalmente, busco elevar o louvor das palavras para a ação. Isto vai muito além de uma postura ou movimento físico. Busco colocar a minha vida no contexto do louvor – fazer da minha vida um ato de adoração e reconhecimento de quem Deus è: Este tipo de louvor não é fácil. Não vem automaticamente. Exige aquela entrega do “eu” que é descrita pelo apóstolo Paulo como um “sacrifício vivo” (Romanos 12,1).

É algo que estou aprendendo a fazer, e vale plenamente o esforço.

Os Salmos estão cheios de chamados ao louvor a Deus. Eles são úteis em nos ensinar como louvar. Estes dão vários assuntos para o louvor. Seguem-se algumas categorias de louvor que creio ser úteis:

Louvar a Deus por que Ele é. Deus é Criador. Ele é Redentor e Senhor. Os nomes de Deus são valiosos neste tipo de louvor.

Às vezes creio ser benéfico concentrar toda uma oração de louvor nos diferentes nomes de Deus.

Enquanto oro, reconheço Sua identidade conforme revelada em Seus muitos nomes.

Cada aspécto do caráter de Deus é digno de louvor: Seu amor, Sua bondade, Sua majestade, Sua integridade, Sua grandeza, Sua fidelidade e todo o restante de Seus atributos são úteis em louvá-Lo.

Louvar a Deus pelo que Ele faz: Isto inclui o que Ele tem feito no passado, o que Ele está fazendo agora e o que Ele prometeu fazer no futuro. Este tipo de louvor pode fluir em ações de graças, mas às vezes creio ser útil simplesmente louvar a Deus pelo que Ele faz, e deixar a ação de graças para outra parte da minha adoração, ou outro momento.

Ao final de meu momento de louvor, louvo com agradecimentos e canticos de louvor, com o canto e com um instrumento musical, se tenho a minha disposição no momento para agradecer celebrando o Pai, que sei que me ama infinitamente.

O Senhor te abençoe e te guarde,

Padre Antonio Lima.