A sensibilidade de um pequeno gesto, o enfrentar com misericórdia situações difíceis, o aceitar o amanhã com esperança, o fazer festa, produzem serenidade, alegria e paz interior.
“Vede como é bom e agradável que os irmãos vivam unidos!” (Sl 133,1)
Viver em comunidade é um dom do amor de Deus. Nela poderiamos ser exemplo para muitos por ser ela um sinal de comunhão com toda a Igreja. (LG, 44). A comunidade é um dom do Espírito Santo, oferecido à Igreja e ao mundo, nos ensina ainda a Lumen Gentium. Ela é uma escola de oração. A oração em comum alcança toda a sua eficácia quando está ligada à oração pessoal. Oração comum e oração pessoal estão em estreita relação e são complementares entre si.
A oração beneficia o impulso apostólico: as comunidades religiosas e evangelicamente mais vivas são as que têm uma rica experiência de oração.
Precisamos amigos, intensificar a nossa vida de oração pessoal para que também aquela em comum reflita a glória de Deus. Somos filhos de Deus livres. Essa liberdade não consiste em fazer o que queremos mas a vontade de Deus.
O sinal da comunhão de toda a Igreja por nossa fidelidade a Cristo; deveria nos levar a deixar de lado tudo aquilo que em nosso caminho não nos leva a identificarnos como pessoas consagradas. Diante do pecado que nos distancia desta vida de comunhão e que está sempre diante de nossos olhos, confiemos na misericórdia divina. Quando sentimos o peso do pecado corramos para o sacramento da confissão e deixemos que o Senhor faça a sua obra em nossa vida. A união fraterna nos liberta de uma grande quantidade de pecados, nos ensinam os Padres da Igreja, portanto, evitemos encontrar razões humanas que encobertam o pecado. Muitas vezes a vida em comum para a gloria de Deus deixa de ter sentido quando damos razão a nós mesmos e não confiamos na ação de Deus através do que vivemos com nossos irmãos de comunidade.
Peça voce também a intercessão daqueles que na Igreja viveram em comunidade e se tornaram santos, para que orem por voce, e que também voce, chegue à santidade de vida. Amem?
O Senhor te abençoe e te guarde,
Padre Antonio Lima.