Papa Francisco vez ou outra está falando sobre os traços fundamentais de uma personalidade cristã diz que “os cristãos são homens e mulheres alegres”, de uma alegria que não è provocada por motivos contingentes, mas è um dom de Deus que entra e preenche a interioridade da pessoa. Podemos tomar posse dessa alegria para poder levar Jesus ao mundo, manifestando-a com aqueles atributos que a caracterizam?
Segundo o Papa o que é que manifesta em nós essa alegria?
A expressão, “tomar posse” pode parecer um tanto superficial, de uma pseudo-pretenção. Me faz pensar de inicio, ao egoismo, à sede de propriedade: de pessoas e de coisas, de individuos e de públicos. Uma das caracteristicas da alegria verdadeira, é que ela é
– fruto de um esforço continuo de fidelidade à nossa vocação de sermos cristãos,
– fruto do desejo autêntico de doar Jesus ao mundo por meio de uma alegria que nasce dessa amizade,
– fruto de uma consagração
– fruto de um “vestir a camisa” de Jesus!
Por que diz o Papa: “Não queremos possuir esta alegria somente para nós, para o nosso uso e consumo, assim não dá certo; é como o nosso coração, com o tempo nosso rosto transmite mais uma alegria nostálgica, uma tristeza que não é saudável. As vezes estes tipos de cristãos malinconicos tem mais a cara de “pepino conservado” do que de pessoas alegres que vivem bem a vida.”
E a Palavra nos ajuda a refletir: “Se estamos em Cristo, somos uma nova criatura. As coisas antigas passaram; nasceram outras novas” (2 Cor 5,17). E ainda, “… Mas os frutos do Espirito sao amor, alegria, paz, paciência, gentileza, bondade, fé, mansidão, auto-controle…” (Gal 5,22-23).
O Senhor te abençoe e te guarde,
Seu irmão, Padre Antonio Lima.