Jesus a Nicodemos: «Não te admires por eu te haver dito que todos devem nascer de novo. O vento sopra onde quer: ouves a sua voz, mas não sabes donde vem nem para onde vai. Assim acontece com todo aquele que nasceu do Espírito». Nicodemos procurou Jesus. Ele era um dos representantes da experiência religiosa daquele tempo. Era um escrivão, um dos anciãos, chefe de família; pertencia às primeiras famiglias da volta da Babilônia (Mt 20, 6-7).
Tinha sido tocado pela pessoa e ensinamentos de Jesus. “Ninguém nunca falou como este homem”. Os espertos de religião de então alegravam-se com as roupas e pompas, eram protagonistas da liturgia hebraica, encarregados e profissionais da retórica religiosa, em busca da glória uns dos outros. Este era o clima religioso dos lideres de então segundo Jesus, de fato ele falava muito sobre a pouca importancia para Deus, desse conceito de entender a religião.
Jesus ensina a chamar a Deus de Abbà, Pai. Expressões como estas de Jesus, atiravam a atenção de Nicodemos.
Jesus estava reunido com seus amigos acampados sob uma árvore, dormia em baixo das árvores de oliveira, lá, dava formação para eles e chegou Nicodemos. A conversa tinha entre suas bases o “nascer do alto”. Nascer do alto, nascer de novo, nascer do Espirito. (Jo 3,5). A carne aqui significa aquilo que nasce omente de nossas ideas. O que nasce de nos mesmos e que tem uma nossa medida. Nascer do Espírito é uma outra coisa! E Jesus reafirma novamente aquilo que tinha dito antes: “Deve nascer do alto” (de novo)” ou seja, deve renascer do Espírito que vem do altro. E explica que o Espírito é como o vento. Jesus diz: “O vento sopra onde quer (Jo 3,8).
Descobrir a direção do vento do Espírito Santo de Deus: é essa a pergunta que precisamos sempre fazer. E’ esta a chave para quem quer de verdade viver segundo o Espirito Santo pois ele é liberdade segundo a palavra (Eclesiastico 8,8). O que Nicodemos havia perguntado a Jesus, é o que podemos fazer: nascer a cada dia e nos revestir das coisas do alto para sermos testemunhas desse novo nascimento, la onde vivemos, trabalhamos, fazemos nossa missão. E assim, pedindo sempre essa direção do alto, não deixar que o que Deus fez em nos um dia, nossa humanidade nao cancele. amém?
O Senhor te abençoe e te guarde,
Seu irmão, Padre Antonio Lima.