Desprezar a internet ou colher a ocasião pra comunicar a fé

Eu sou importante para DeusO uso da tecnologia multimedial e a fé

“Todas as coisas que fazeis, as fazei com amor” (1Cor 14,14). Testemunhar a fé a partir desta palavra do Apóstolo, requer certamente um contato humano onde o ministro cristão é chamado a escutar em sua totalidade a pessoa no seu conjunto investindo tempo e tomando sobre sì o peso das dúvidas, das ansiedades, dos medos que a pessoa manifesta na fé. de fato, um outro ministro do Cristianismo primitivo aconselhou nos casos de doença espiritual:

“Alguém de vocês está doente? Mande chamar os presbíteros da Igreja para que rezem por ele, ungindo-o com oleo, em nome do Senhor. A oração feita com fé salvará o doente: o Senhor o levantará e, se ele tiver pecados, será perdoado”. (S. Tiago, 5, 14-15).

“Ungir com o oleo” ou procurar amenizar as feridas espirituais que uma pessoa as procurou transgredindo os principios da Sagrada Escritura, não pode ser feito artificialmente por meio da internet. Duvido que o uso da tecnologia multimedial permita fazer isto através do computador o de outros meios porque as qualidades como a paciência, amore, preocupação, encontram sua manifestação melhor com o contato direto e humano.

Jesus estava muito atento a manifestar as suas qulidades divinas com o contato humano: um abraço, uma caricia de afeto, um olhar amigável, um tapinha amigável nas costas, sao ações que deixam um sinal profundo muitas vezes na alma das pessoas. Como é possivel comunicar o efeito destas ações através de um serviço virtual? A internet faz parte daquela tecnologia que certamente traz muitos beneficios, o seu abuso traz efeitos colaterais não indiferentes. Seria triste que estes ultimos, encontrassem uma péssima comunicação.

Fica sendo verdade que uma palavra de conforto funciona também pela internet. Deve porém ser seguida com um acompanhamento real, com o dever de ensinar onde é o certo e o errado na comunicação da fé por esse meio virtual. A tecnologia também, se usada bem, pode trazer beneficios, por exemplo também em casas de velhinhos onde, sendo impossibilitados de movimento podem escutar a Santa Missa. Assim, por esses meios modernos podemos resolver o problema e ajudar quem necessita que a fé lhe seja comunicada.

“In Manus tuas!”

O Senhor te abençoe e te guarde,

Padre Antonio Lima.