Pentecostes inicia com o tempo entre a Páscoa do Senhor e este maravilhoso dia de grande ALELUIA!
Os cinquenta dias que sucedem após o domingo da resurreiçäo evidenciam a centralidade do evento pascoal e da sua Festa. Se trata de um tempo que nos faz experimentar a alegria da Páscoa.
Pentecostes näo é somente o dia de Pentecostes mas säo todos os cinquentas dias à sua vinda. Infelizmeente o significado desses cinquenta dias, aos poucos, foi sendo esquecido, digo, o significado original. O dia de Pentecostes, depois da preparaçäo e da alegria dos cinquenta dias de espera, nele, o cristäo esulta de alegria especial como num grande “DOMINGO ESPECIAL”, tal o da Ressurreiçäo do Senhor Jesus. Dia de cantar também um grande ALELUIA!
Os textos liturgicos do tempo da Pascoa poem em evidencia a unidade destes dois tempos. um exemplo pratico desta unidade, o encontramos na oraçäo da coleta do domingo pascoal: “Ó Pai, que neste dia, por meio do teu unico Filho, venceste a morte e nos deste a passagem à vida eterna, concede-nos que celebrando a Pascoa de ressurreiçäo, de sermos renovados no teu Espirito, para renascermos na luz do Senhor Ressuscitado” (Missal Romano).
A Igreja inteira experimenta, portanto, somos chamados a experimentar também nós, a quotidianidade do Espirito Santo em nossas vidas, em modo particular através do sacramentos, e reconhecer a presença do Espirito do Senhor Jesus na Igreja, em nosso meio e acolher assim a plenitudes de seus dons e carismas.
Vamos rezar juntos? – ” Espirito Santo de Desu, desce sobre todos. Com a tua graça preenche o nosso ser. com a tua força levanta os teus filhos. Espirito Santo, centro da humanidade, da-nos a unidade. Espirito Santo, fogo que sempre queima, vem e inflama-nos! toca nossos labios, faz com que falem de ti, toca nossos olhos, faz com que vejam-te, escutemos a voz do Senhor e sintamos o seu amor” Aleluia! Amem.
“In manus tuas!”
O Senhor te abençoe e te guarde,
Padre Antonio Lima.