O Espírito Santo ensinar-vos-á todas as coisas, (Jo 14, 26).
“Jesus disse aos seus discipulos: Se alguém me ama, guardará a minha palavra e meu Pai o amará, e nós viremos a ele e nele faremos nossa morada. Aquele que não me ama não guarda as minhas palavras. A palavra que tendes ouvido não é minha, mas sim do Pai que me enviou. Disse-vos estas coisas enquanto estou convosco. Mas o Paráclito, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ensinar-vos-á todas as coisas e vos recordará tudo o que vos tenho dito. Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz.” (Jo, 14, 26).
Vivamos os mandamentos com amor e nunca como uma obrigação, um dever ter que fazer, forçadamente. Nem vejamos neles un laço que amarra a liberdade da própria vida, ao invés de liberta-la. Eles nos libertam sim, das ciladas do pecado, que são intervenções do inimigo querendo tomar possesso do nosso viver, nos distanciando do amor e da companhia do Pai em nossas vidas.
Os mandamentos não são para os que depositam no mundo as proprias seguranças! Eles são para aqueles que procuram viver, tendo como unica fortaleza, a lei de Deus e não as proprias seguranças e convicções. São fruto do amor de Deus.
Uma grande tentação hoje: saber que precisamos obedecer a Deus através de uma sua ordem, mas não o fazemos com amor e tão somente por obedecer. Esta é uma grande tentação porque ela pode apagar o amor.
Obedecer a Deus, nos traz aquela paz de que fala Jesus, que é a Sua paz, e que parece que foi esquecida por todos. A vivencia dos mandamentos sem o amor não tem razão de ser, não serve a nada, ja diz são Paulo, no belíssimo hino à caridade em primeira Corintios.
Por isso, somente amando o Senhor, conseguimos “ler” nos mandamentos aquela mensagem de amor que nos convida semre e nunca nos obriga: a amar e obedecer.
A obediencia amorosa dos conselhos de Deus para poder encontra-lo, é o primeiro passo para o conhecimento infinito dele.
“In manus tuas!”
O Senhor te abençoe e te guarde,
Padre Antonio Lima.