A graça de Deus

estar_na_graca_de_deusO que precisamos saber para sabermos quando estamos ou não em graça de Deus?

Precisamos compreender sensivelmente o quanto Cristo nos quer amantes da cruz, pois é no sacrificio, na renuncia e na verdadeira obediencia à Palavra de Deus que nos encontramos realmente em Deus. Estar em Deus é esta em sintonia com a sua graça, isto é, vivendo no esforço cotidiano de viver à presença de Deus.

Isto requer que nos coloquemos em jogo, arriscando no testemunho, qualquer tipo de perseguição como ele mesmo o fez. Alguns pontos do ensinamento da Igreja que trata do que seja a Graça de Deus:

1. Entre o crer e o estar realmente em graça de Deus existe uma diferença, ou seja, precisamos buscar “ser” graça de Deus para nós e para os outros: ser dom de Deus, dom que provém dele e que ele dispõe como quer por amor. Viver em graça é querer pertencer totalmene a Deus.

2. Todo momento é momento para nos apegar a Deus, para experimentar da alegria da graça de estar com ele e revela-lo ao mundo sobretudo!A graça é tal quando é vivida assim, deste modo, senão não é graça mas tão somente interpretação pessoal do que ela seja.

3. Ocorre que tenhamos, creio, duas condições inseparáveis:

– O abandono em Deus: Cristo derramou o seu sangue para que pudéssemos viver na graça da salvação se quizermos colaborar com esta graça divina. Com o abandono em Deus testemunhamos seu amor e fazemos com que outros participem e o conheçam. Ė o Espirito Santo que nos concede de encher-nos de desejo de estar em Cristo. Este é o desejo do Pai: que estejamos no seu filho e assim também nele.

– E, a santificação por meio da nossa humildade: No abandono em Deus, Ele é guia, e nos plasma em sabedoria, iluminados no caminho que ele designou para nós.

4. Na humildade, o Pai nos guia e nos faz sensiveis aos dons do Espirito Santo.

5. Todas as vezes que sentimos de te-lo ofendido com o pecado, humildemente corremos nus e desarmados, de coração contrito e arrependido al altar do perdão, despojados de todo afeto pelo pecado, para nos tornarmos homens novos. Isto se realiza pelo sacramento da Reconciliação ou confissão. Sim, a confissão! Deus não nos obriga mas está sempre ali, sempre disponivel, sempre pronto para nos lavar com sua misericórdia e nos amar.

E Nós? pode acontecer que temos assim tantas misérias e sujeiras que somos até capazes de não confessar todos os pecados e assim, mentimos a Deus, por vergonha. Mas ele sabe de nossos pensamentos mais íntimos. Não joguemos fora ao vento as ocasiões de estarmos em graça. Se somente soubéssemos como nos sentimos apos o perdão, o que perdemos sem ele: a cura interior e a ressurreiçao à vida, correriamos até alcançar a sua presença amorosa!

In manus Tuas!

Padre Antonio Lima.