Grupos de oração e a fidelidade à obra de Deus

Grupos de oração e a fidelidade à obra de DeusNossos Grupos de oração

A ação do Espírito em nossa vida e em nossa vida espiritual, suas manifestações e seus suas inspirações, não são inconscientes nem automáticas. A vontade e a inteligência precisam cooperar com as intenções de Deus. Precisamos porém também estarmos atentos, principalmente quando conduzimos grupos de oração, para não cairmos em uma tentação muito sutil, que geralmente é programada não por Deus, mas pelo encardido.

Pensamos nesses momentos que sabemos tudo e q o Senhor nos revela tudo. Da parte doSenhor claro ele sempre tem essa predisposição porque quer nos dar sempre seus presentes de graças, por outro lado, façamos bem nossos discernimentos porque a ousadia demais, pode ser atrevimento nas coisas de Deus. Esse vacilo é obra de quem quer que nos digamos o contrario do que Deus quer, sutilmente.

Coragem e mansidão são qualidades compatíveis: Pedro, diante do sinédrio, e Paulo, diante do rei Agripa, demonstraram ambas essas qualidades, ainda que noutra ocasião, quando a ousadia de Paulo temporariamente perdeu o seu amor e se tornou carnal, ele houvesse dito ao sumo sacerdote: “Deus há de ferir-te, parede branqueada”. No entanto, deve-se dar um crédito ao apóstolo, quando, ao perceber o que havia feito, desculpou-se imediatamente (At 23,1-5).

Penso que é neste ponto que muitos de nós se perdem. Ou, tentamos nos tornar santos, e, então, falhamos miseravelmente. Existem certas áreas de nossas vidas em que os nossos esforços para sermos corretos nos podem conduzir ao erro, a um erro tão grande que leva à própria deformação espiritual. Eis aqui a importancia de uma guia espiritual em nossos grupos e comunidades, geralmente eles são pessoas de oraçao, paciencia, que sabemescutar sem olhar no relogio, geralmente sao alegres e demonstram essa alegria no rosto com o sorriso constante, porque estao serenas em seu coração etc. Essas qualidades sao somente algumas… das tantas qualidades de uma boa guia espiritual de que fala S. Francisco de Sales, o mestre santo em guiar as pessoas para o caminho de Deus.

“In Manus tuas!”

O Senhor te abençoe e te guarde,

Padre Antonio Lima.