Namoro: uma palavra que inquieta

namoro_uma_palavra_que_inquietaNamoro e noivado: a lógica cristã.

Em tudo na vida há um tempo de procura e de descoberta, até chegar à meta que se quer: é um tempo de conhecimento e um de dedicação, um tempo de silencio e um de palavra.

O namoro é a estação da vida onde se deveria viver à procura, pelo menos teoricamente… do outro.  Este seria o periodo que na realidade não se sabe se é ou não a pessoa certa. Por isso precisaria muito de razão e que esta não cedesse ao sentimento e à entrega para não fazer da própria pessoa, ou melhor “ do meu ser” um ato de entrega incerta…

Ė  aquele periodo de preparação próxima ao matrimônio, no qual dois jovens de sexo diferente, que são fisicamente e psiquicamente maduros, aprendem a conhecer-se! O caminho do namoro para ter o seu propósito santo deveria um ajudar o outro a se orientarem percorrendo um caminho.

Avançar forçadamente o tempo e trocar os papeis: passar de namorados a marido e mulher, mesmo não vivendo juntos, que é o que acontece muito hoje, só apodrece totalmente este caminho de maturidade e torna-se mais dificil a chegada à meta do matrimônio, pois um se torna para o outro, instrumento de prazer em nome do “Amor”, Enquanto o matrimonio é absolutamente um caminho que há como objetivo a irreversibilidade do dom.

Quando isto acontece diante de Deus, esta irreversibilidade do dom  no Sacramento que se recebe se transforma em graça.

Esta realidade sublime de preparação e descoberta, apodreceu na mente de milhares de jovens. E mais, esta definição de namoro é uma definição que inquieta muitos, porque estão habituados a escutar falar que namorar é também transar! O que não é! e as consequencias estão por ai… Gostaria que voce que esta lendo esse texto fosse bastante inteligente para intuir a importancia e o nexo desta realidade chamada namoro a tal ponto de não confundi-la por: usar o outro para o proprio bel prazer sexual com a desculpa que é demostração do “gostar”.

O namoro quando é vivido com o proposito cristão, quer dizer, enraizado no Senhor Jesus, ele tem muito a ver com esta Palavra:

“Ao contrário, o fruto do Espírito é caridade, alegria, paz, paciência, afabilidade, bondade, fidelidade, brandura, temperança. Contra estas coisas não há lei. Pois os que são de Jesus Cristo crucificaram a carne, com as paixões e concupiscências. Se vivemos pelo Espírito, andemos também de acordo com o Espírito.”(Gal 5, 22).

E S. João Paulo II dizia assim: “Caros jovens, cada um de voces è precioso para Cristo, Ele os conhece pessoalmente e ama carinhosamente, até quando não percebem” (S. João Paulo II, GMG 15 de agosto de 2000).

Portanto, imaturidade fisica e psicologica, impedem de perceber o outro como dom; ao mesmo tempo a imaturidade tem dois caminhos os quais, são por si, sinais reais de imaturidade e portanto, de não capacidade de enfrentar decisões importantes:

Nos namoros precoces como os da adolescencia que é uma fase de passagem das necessidades de realizar o proprio egoismo do ter o que se quer na hora que se quer ao entendimento da vida realizada com atos de generosidade, muitos deles, seguindo muitos exemplos, arruinam o futuro de um matrimonio sadio e alegre.

O Senhor te abençoe e te guarde,

Padre Antonio Lima.