Foi esta a mensagem de João Paulo II na 38 jornada munidal pela paz. Um verdadeiro hino ao amor!
O amor é a unica força capaz de conduzir à perfeição pessoal e social, o único dinamismo capaz de fazer com que a humanidade caminhe para o bem e para a paz. E’ um hino ao amor esta mensagem.
Não deixar-te vencer pelo mal, mas vence com o bem, o mal. O mal não se destroi com o mal: pensando assim, ao invés de deixar-se vencer com o mal, o se vence com a força do bem.
Nesta tão difundida incerteza entre o bem e o mal, nos vem lembrado que o mal não é uma força anônima que opera no mundo por mecanismos deterministicos e gerais. Chamando a atenção sobre este tema o Papa dizia que “o mal tem sempre um rosto e um nome… o rosto e o nome de homens e mulheres que livremente escolhem o mal como melhor amigo.
Nenhum homem, nenhuma mulher de boa vontade se joga em fazer vencer o mal, mas seu coração com o desejo do bem, lutam para vencer no bem, fazendo o bem.
Esta é uma luta que se combate somente com as armas do amor. Quando o bem vence o mal, reina então o amor e onde reina o amore reina a paz.
Busquemos esta paz que começa antes de tudo dentro de nós, em nosso interior.
Não respondendo ao mal com o mal… Reencontraremos Jesus em nossa vida e não somente no desejo, mas na sua maiore mais sublime realidade, porque o Rei do bem e da paz é Jesus.
Nossa sociedade, reencontrando Jesus, reencontrará também a paz, uma paz social tão desejada, mas se continuarmos valorizando a disputa e a concorrência em todos os seus campos, não reencontraremos o bem e a paz, de consequencia dificilmente caminharemos bem.
Mas quando a nossa sociedade, a nossa história, caminham assim? Quando cada um de nós, deixar de lado o próprio egoismo e a sede de disputa, para abraçarmos a causa da paz por meio justamente do “Amar o próximo antes que a si”.
Busquemos a paz interior, buscando o amor, o bem do próximo antes até do nosso e assim a paz chegará até nós, evitando assim o mal, certos de que, com Jesus o mal nunca vencerá e não está vencendo porque o Senhor Jesus é o Senhor de nossa história.
O Senhor te abençoe e te guarde,
Padre Antonio Lima.