O Coração de Jesus é fonte de amor, mansidão e paz

don_bambini2“Naquele tempo, Jesus pôs-se a dizer: “Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar. Vinde a mim, todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” (Mt 11,25-30).
Meditando este Evangelho, encontramos a fonte de amor, mansidão e paz, que nos leva a prosseguir fielmente no caminho de fé e amor, mesmo que os revezes da vida nos levem ao desânimo espiritual e temporal.
Com propriedade Jesus nos convida a entregarmos todos os fardos que estão nos pesando, bem como o cansaço e as fadigas que teimam em ser mais fortes que os nossos limites humanos. Com palavra de ordem nos diz: “Vinde a mim, todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso.” Então, o convite passa a ser um propósito a abraçarmos, uma solução a Lhe confiarmos e a certeza de que precisávamos. Ele quer não apenas dividir conosco, mas tomar para Si tudo o que nos pesa. Ele espera de nós entrega e confiança. Por isso, irmãos, é hoje o dia, é agora o momento de entregarmos e abandonarmos no Coração do Senhor ‘tudo, tudo, tudo’ que nos pesa. Seja a ansiedade, a desventura, o desânimo, a fraqueza espiritual ou física, e tudo mais que esteja nos fatigando e angustiando.

A consolação do Senhor está na Força de Si mesmo, mas também na Sua Palavra que insiste em nos confortar no espírito e na carne quando nos diz: “Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso.” Sim, com promessa de descanso, é o nosso Deus e Senhor que vem ao nosso encontro. Parte Dele o encontro que necessitamos para este dia e/ou, para este momento que estamos vivendo. Se estamos cansados do ativismo físico, moral e profissional, ou ainda, se o cansaço está na oração fria e sem esperança, o Senhor quer nos ensinar. O Senhor quer sim que aprendamos com Ele. Quer nos dar a experiência de mansidão e humildade que está nas profundezas de Seu Coração. E é lá, bem dentro de Seu Coração amoroso, que estará o descanso, repleto de paz e amor que estamos necessitando para recomeçar a viver. É dentro do Coração do Senhor que está a ‘Fonte’ de todo bem e de toda graça. É nesse manancial que renovaremos a nossa oração, os nossos propósitos e intenções, os nossos planos e projetos de vida. Para isso, precisamos adentrar no Coração do Senhor orando, a partir da oração do próprio Jesus. E de lá, adentraremos também, com Jesus, em nosso sofrido coração. Como diz Santa Teresa, em nosso ‘Castelo Interior’, passando pela porta, que é a oração.
Oremos juntos: “Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar.”

“In manus Tuas”

O Senhor te abençoe e te guarde,

Padre Antonio Lima.