O dom da fé (Lc 17,6)

estar_na_graca_de_deusDisse o Senhor: Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a esta amoreira: Arranca-te e transplanta-te no mar, e ela vos obedecerá (Lc 17,6).

A fé é capaz de mover um um peso muito superior a si mesma. Ė capaz de realizar aquilo que para nós é impossivel: São todas realidades divinas impossiveis para nós e colocadas a nossa disposiçóo pela Onipotência de Deus que opera em seus filhos.

De onde vem esta fé? é um dom que deve ser pedido e acolhido. Fazendo-a frutificar por meio de uma relaçao com Deus, se faz possivel por meio do Espirito Santo desde o dia do nosso Batismo que nos faz filhos.

A fé é a virtude fundamental de nossa amizade com o Pai. Por isso precisa pedir, conscientes que sendo um dom essencial para a nossa vida, o Senhor Jesus por meio dela, nos leva ao Pai.

Este de Jesus, é um convite a usar a fé não para dar “shows de fé” e tanto menos para vantagens pessoais. E’ uma indicação da onipotência divina. O dom da fé é antes para amar, depois o próprio Deus se encarrega de nos dar o necessário para a nossa felicidade, espiritual e terrena.  A fé é como uma potência posta nas mãos dos filhos de Deus, e ela é um dom.

A fé, quando autêntica, nos leva a fazer questão de escutar e obedecer seus conselhos contidos nas Sagradas Escrituras e esta, se transforma em nossa guia principal, onde esquecemos de nossos projetos e vontades! – para antes, escutar o que realmente o Pai quer de mim como filho, filha em minha vida!

Escutar a voz do Pai por meio do Espirito Santo, nos faz entrar em uma conversa confiante com ele: oraçao intima! A fé portanto é semeada em nosso coração como uma semente pequenininha que necessita crescer com a graça; a ajuda de Deus e a nossa vontade de deixar que ele nos ame assim, como ele sabe, é o nosso bem maior!.

Se a Fè não é cultivada, vivida, junto a escuta da Palavra, a oração constante e a docilidade as sugestoes do Espirito Santo em nossa alma, ela permanece pequena, sofre e pode morrer de modo que perdemos a graça da fé e nos envolvemos facilmente na mentalidade do mundo, passamos a dar importancia as coisas materiais, as ideias do mundo, as diversões sem freio e a aceitar tudo o que é ideal do mundo, como se nada mais fosse pecado, porque esquecemos de Deus e abandonamos a fé “verdadeira”. Assim, quando lembraremos de Deus? quando estaremos no fundo do poço… Entao, o Senhor vai querer nos dar a sua fraça e fazer reviver o dom da Fè dado no nosso Batismo, mas não teremos a força e confusos, poderemos não mais recuperar este grande dom. Estaremos tomados pela ausência de Deus. Isto é o que chama-se de fé morta.

Não deixemos que aquela fé mesmo se pequena, como a luz de uma vela não se apague. Amem?

O Senhor te abençoe e te guarde,

Padre Antonio Lima.