O Espirito Santo fonte de luz

O Espirito Santo é fonte de luz, eleva nossa vida, quando o deixamos, para o caminho da santidade, a qual, passa certamente pela estrada da caridade. Ele que guia e nos dirige a sensibilidade, nos leva enos eleva a contemplação, ao louvor, a oração, a alegria de sua presença, e nos convida a coroar a verdade da amizade intima com ele, por meio do amor que o Senhor Jesus pregou, ensinando-nos com sua mesma vida. Nunca vai existir um verdadeiro louvor se o mesmo nao der continuidade nas mais simples atividades de amor. Tudo tornaria inutil sem esta importante particularidade do verdadeiro louvor a Deus.

Ele, o Espirito Santo nos mostra o caminho das bem aventuranças como a “Carta Magna” para sermos santos.

A santidade pertence ao povo; é a santidade daues que vivem em nosso meio, daqueles da “porta do lado” que tem uma normal vida de todos os dias feita de coisas simples. Por isso o Senhor Jesus colocou diante de nós uma estrada por onde caminhar: a estrada das Bem aventuranças é a grande regra do comportamento que nos propoe o evangelista Mateus no Capitulo 25 do Evangelho.

Nas Bem aventuranças encontramos traçada uma carta de identidade do cristão, porque o rosto do Mestre contemplado e vivido do discipulo, possa ser o reflexo da quotidianidade.

A palavra “felizes” ou “bem aventurados” transforma-se em sinônimo de santo porque ensina que a pessoa fiel a Deus e que vive a sua palavra alcança, no dom de si, a verdadeira Bem aventuança. As Bem aventuranças traçam o rosto do Senhor Jesus e não podem ser vividas senão conservando uma intensa união com ele. Cada uma contém tres elemento estruturais: a proclamação da felicidade, a indicação de uma situação humana em que irrompe a felicidade, a causa que da origem a mesma felicidade.

A santidade é portanto ser pobres no coração. O estou a dizer? saber chorar com os outros, reagir com humilde mansidão, procurar a justiça com fome e sede, olhar e agir com misericórdia, manter o coração limpo de tudo o que suja o amor, semear paz entorno, aceitar cada dia o caminho do Evangelho não obstante que nos procura problemas.

A Regra de comportamento, contida no Evangelho de S. Mateus é aquela que tem como base, o julgamento final.

Quem não vive o amor pelos pobres e pelos ultimos, que não tem compaixão pelos que sofrem em algum modo, por aqueles que são o “resto” da umanidade, carne de Cristo e primeiro sacramento de Jesus. Estes assim não são santos e não mostram o desejo de encaminhar-se pela estrada da santidade. E a Caridade, como cada boa semente, necessita crescer: a Palavra de Deus e a vida sacramental são o alimento e a força para seguir a Jesus, ele que é caminho para a santidade.

Paz e bem,

Seu irmão, Padre Antonio Lima.