O Espirito Santo sabe de todas as coisas

As ameças mundanas à fé e à graça, destroem nossa vida na graça de Deus

O Espirito Santo de Deus vai além das realidades humanas, qualquer que sejam: estruturas, organizações humanas. Para estarem na verdade, estas, precisam submeterem-se Aquele que rege todas as coisas. A Palavra de Deus a este propósito, declara que tudo è renovado pelo Espirito Santo de Deus, Ele è presente e guia tudo o que è seu:

“Eis que faço novas todas as coisas” (Ap 21,5).

A Igreja, se submente ao Espirito Santo, e não pode ser diferente, pois o Senhor Jesus o prometeu no dia de Pentecostes, portanto, não existe outra regra a não ser aquela de deixar-se guiar.

Cada inspiração, ideia,, carisma e dom, estão além das realidades humanas que são falhas, se não provém de Deus.

O cristão que vive sua fé no Senhor Jesus e vive em uma diária tensão em vive-la por meio dos meios que a Igreja oferece para a união com Deus, pelo Batismo que è “ex opere operato”, ele vive deixando-se reger a cada dia por Ele, vive Assim em sua graça e em meio a seus dons.

Os estudos das coisas de Deus, (a Sagrada Teologia) recita assim no Catecismo da Igreja Católica:

“Os batizados estão revestidos de Cristo. Por meio da ação do Espirito Santo, o Batismo è um lavacro que purifica, santifica e giustifica. O Batismo è portanto um banho de agua no qual, a semente incorruptivel da Palavra de Deus produz o seu efeito vivificante”. (Catecismo da Igreja Católica 1227-28).

Tomemos posse desta graça que è a presença Do Espirito Santo em nós, e façamos conforme sua santa vontade para que nossas decisões tenham sua origem n’Ele.

Obedeçamos! Obedeçamos e sejamos fieis, meus amigos, evitando de ceder a racionalismos e as diversas formas de tentação de indiferentismo ou de capricho indiretos, onde se atribui a Deus, o que è puramente humano demais e nosso. Esta, que è o que se chama de “vaidade espiritual”. È

Isto è justamente que o tentador quer fazer em nossa alma: desviar nosso olhar da Verdade.

“Chamaram-nos e ordenaram-lhes que absolutamente não falassem nem ensinassem em nome de Jesus. Responderam-lhes Pedro e João: Julgai-o vós mesmos se é justo diante de Deus obedecermos a vós mais do que a Deus”. Atos dos Apóstolos 4,18-19).

Obedecer em consciencia a Verdade: esta è a palavra de ordem do cristão batizado, consagrado ou não, porque o mundo não è nosso. Quem è de Cristo vive no mundo mas não è do mundo, conforme nos ensina a Palavra.

Tudo passa aqui na terra. È como diz o Apostolo: “Vivemos mas não somos deste mundo” (Jo 17,14).

O Senhor te abençoe e te guarde,

Padre Antonio Lima.