O que fala a teologia sobre a missão do Espírito Santo?

o_que_fala_a_ teologia_sobre_a_missao_do_espíirito_santoEm poucas palavras, a missão do Espíirito Santo na Igreja, a sua obra é para a nossa salvação. Sua missão chega à sua plenitude na meditação sobre a união do Espírito Santo com a Igreja. A sua missão se realiza na Igreja, corpo de Cristo e templo do Espirito Santo. A missão da Igreja não é e nem pode ser senão a mesma missão de Cristo. Ela está nos sacramentos com todo o seu ser e em todos os seus membros. A igreja é chamada a anunciar e testemunhar, atualizar e difundir o mistério da comunião da Santíssima trindade.

O Espírito Santo que Cristo cabeça difunde em seus membros, edifica, anima e santifica a igreja sacramento da comunhão da Ssma. trindade e dos homens.

A Renovação carismática tem a missao em seu carisma de difundir esta missão do Espirito Santo na Igreja, mesmo se ainda depois de tanto tempo, nao vem muito aceita totalmente por muitos. O Papa Francisco, máxima autoridade e representante de CRISTO aqui na terra, não o esqueçamos, em uma entrevista onde lhe perguntaram sobre os carismáticos respondeu:

“Voces me perguntaram sobre o movimento carismático, mas eu digo uma coisa, que no fim dos anos ’70 e inicio de ’80 eu não podia nem vê-los e me arrependi. Os conheci bem, agora, vejo que o movimento, com todos os seus aspéctos faz muito bem à Igreja em geral. Em Buenos Aires, eu os reunia sempre uma vez ao ano para celebrar uma missa com eles. Os favoreci sempre depois que repensei e vi o bem que faziam. Acredito que os movimentos são necessários, são uma graça do Espirito. Como pode crescer na Igreja um movimento? eles tem seus carismas e a Igreja vive da liberdade do Espirito Santo, é ele que faz o que quer, faz o seu trabalho. Aqueles movimentos que têm o espirito da Igreja como o Movimento Carismático, não só serve para evitar que alguém passe para outras confissões pentecostais, mas serve também à própria Igreja, nos renova, e cada um segue seu movimento segundo o próprio carisma e onde o leva o Espirito Santo”.

Faz parte tudo isto do conteúdo da nossa fé, da nossa doutrina cristã: não podemos ignorar ou conhecer estas realidades da Igreja somente parcialmente. O exige a nossa missão que é de transmitir a fé.

Precisamos não alimentar esta espécie de névoa interior que impede de ver claramente o trabalho que o Espirito de Deus quer fazer em sua Igreja. Quando escutamos falar da ligação “Espirito Santo e a Igreja”, podemos ser tentados a verificar negativamente o que fala-se no geral de nossas comunidades cristãs, isso faz parte de uma espécie de espiritualismo e pelagianismo: condicionar a graça de Deus à nossa fidelidade, se entendemos bem o que quiz dizer o Santo Padre em sua mensagem sobre os movimentos eclesiais.

O Espirito não suporta nossas conclusães carregadas de elementos carnais e humanos demais. O Espirito Santo foi doado sem medidas à Igreja conforme atesta o Apostolo Paulo:

”Mas um e o mesmo Espírito distribui todos estes dons, repartindo a cada um como lhe apraz. Porque, como o corpo é um todo tendo muitos membros, e todos os membros do corpo, embora muitos, formam um só corpo, assim também é Cristo. Em um só Espírito fomos batizados todos nós, para formar um só corpo, judeus ou gregos, escravos ou livres; e todos fomos impregnados do mesmo Espírito. Assim o corpo não consiste em um só membro, mas em muitos. Se o pé dissesse: Eu não sou a mão; por isso, não sou do corpo, acaso deixaria ele de ser do corpo? E se a orelha dissesse: Eu não sou o olho; por isso, não sou do corpo, deixaria ela de ser do corpo? Se o corpo todo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se fosse todo ouvido, onde estaria o olfato? Mas Deus dispôs no corpo cada um dos membros como lhe aprouve. Se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo? Há, pois, muitos membros, mas um só corpo”. (I Cor 12,11-20).

A nossa disponibilidade à sua ação é o que faz com que compreendamos como ele quer mover-se e agir em nós, essa disponibilidade nos conduz a uma profunda humilde obediência.

O Senhor te abençoe e te guarde,

Padre Antonio Lima.