O sal da terra e o “discípulo” segundo o coração de Jesus (Mt 5,13)

o_coracao_de_quem_serveO sal da sabor à comida que todos os dias comemos para alimentar o nosso corpo e quem cozinha sabe bem como por a justa medida de sal.

Segundo a própria sensibilidade no cozinhar. Os outros ingredientes que acompanham são complementos para dar um gosto segundo o tipo de comida que esta fazendo. Interessante como Jesus toma como exemplo o sal para falar da fé que precisamos ter. A fé para Jesus precisa que seja salgada como o sal no prato; assim como a comiga salgada, assim também a fé se não é salgada não tem gosto.

Não exixte realmente para Jesus, uma fé sem sal: o sal do compromisso com Jesus, o sal da obediência, o sal da vida serena, o sal da paz social e da paz interior, o sal da alegria, o sal do otimismo, o sal da boa intenção e da boa vontade.

“Salguemos” um pouco mais a nossa fé. Percebo que todos sem excessão de nenhum de nós…, precisamos dar mais sabor como se da à comida, e tomar mais a sério o nosso compromisso com o Senhor.

Precisamos para isso, creio, abandonar um pouco mais a nossa vontade própria, os nossos pensamentos e nossas humanas convicções… como nos ensinam os santos, para amar mais a vontade, o pensamento e a convicção de Deus sobre a nossa fé.

Deus quer que a nossa seja uma fé autentica e menos camuflada pelas regras, portanto, mais baseada na misericordia, na caridade, na compreensão… Este é o ideal do verdadeiro seguidor de Jesus, outros modos de segui-lo para sermos amigos seus, de consequência não são autenticamente seus. Esta ai Mt 5, 13 a nos encorajar a sermos “discipulos” segundo o coração de Jesus.

Coragem!

O Senhor te abençoe e te guarde,

Padre Antonio Lima.