Os anjos em nossa vida

anjos_em_nossa_vida…”Pois a qual dos anjos disse alguma vez: Assenta-te à minha direita até que eu ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés?” (Sl 109,1)

Não são todos os anjos espíritos ao serviço de Deus, que lhes confia missões para o bem daqueles que devem herdar a salvação?” (Heb 1,14).

“Bendizei ao Senhor todos os seus anjos, valentes heróis que cumpris suas ordens, sempre dóceis à sua palavra.21Bendizei ao Senhor todos os seus exércitos, ministros que executais sua vontade” (Sal 20, 21-22).

A palavra “anjo” deriva do grego “ànghelos” e significa mensageiro. Os anjos são os mensageiros de Deus, são nossos amigos, nossos protetores  e guias conforme a Palavra de Deus. Não nos abandonam nunca e desejam ardentemente comunicarem-se conosco em nossa viagem terrena, somos acompanhados por muitos anjos desde que cremos em sua existencia ao nosso lado e cremos nas promessas de Deus em sua palavra.

A presença  e a obra dos anjos aparecem em muitos textos da Sagrada Escritura: O Antigo Testamento testemunha dos querubins que com suas espadas afiadas vigiavam o caminho que conduzia à arvore da vida, no paraiso terrestre (Gen 3,24); o anjo do Senhor ordena Agar de voltar à sua senhora e a salva da morte no deserto (Gen 16,7-12); os anjos libertam Lot, sua mulher e suas filhas da morte, em Sodoma (Gen 19,15-22); Um anjo vem enviado diante do servo de Abraão para guia-lo e para fazer voltar uma mulher para Isac (24,7); Jaco ve em sogno uma escada que se ergue até o céu, com anhos de Deus que sobem e descem (Gen 28,12); o anjo que me libertou de todo mal, abençoe estes jovens (Gen 48,16); eis que eu mando um anjo diante de ti para proteger-te no caminho e te fazer entra no lugar que eu preparei (Ez 23,20); O Anjo Gabriel aparece a Zacarias e lhe anuncia o nascimento de João Batista (Lc 1,11); Ainda Gabriel anuncia a Maria por mensagem de Deus, a Encarnação do Verbo em seu ventre por obra do Espirito Santo (Lc 1,26); um anjo em sonho aparee a José e lhe explica o que aconteceu a Maria, lhe diz para não temer de recebe-la em casa, porque o fruto do seu ventre é obra do Espirito Santo (Mt 1,20). E assim por diante…

Alguém pode se pergunta porque acontecem tantas coisas desagradáveis se temos os anjos zelosos que vigiam sobre nós. A resposta é simples: o livre arbitrio. Os anjos, mesmo desejando por comando de Deus de ajudar e guiar, não podem faze-lo sem a nossa permissão ou adesão ao bem, por nosso livre abritrio. Isto significa que podem intervir em nossa vita, se o deixamos agir e nos guiar pelo caminho “do bem”.

Existe uma só regra de excessão onde os anhos intervem sem algum pedido nosso, que é quando nossa vida passa por perigo antes do tempo previsto.  Por isso, se não o chamamos a nos guiar, els se limitam a nos inspirar bons pensamentos e boas soluções para nossos problemas, em maneira tal que nos parece ter uma boa idea… intuição justa… mas não nos damos conta, é nosso anjo da guarda.

Convidemos sempre nossos anjos a entrar em nossa vida e experimentemos a sensação de nunca estarmos sos. “Santo anjo do Senhor, meu zeloso e guardador, se a ti, me confiou a piedade divina: sempre me rege, me guarde, me governe, me ilumine. Amém.

O Senhor te abençoe e te guarde,

Padre Antonio Lima.