Pedro e Cornélio: que todos cheguem à fé

pedro_e_cornelio_que_todos_cheguem_a_feA promessa do Espírito Santo feita por Jesus aos discípulos realiza na Igreja a sua missão de ir até os confins geográficos da terra.

Afim de que a mensagem do Evangelho chegue a todos. O Espirito de Cristo, como narram os Atos dos Apóstolos no episódio de Conélio, não tem limites mas age para que todos cheguem à fé e creiam. “Naqueles dias, Pedro chegou a casa de Cornélio. Este veio-lhe ao encontro e prostrou-se a seus pés. Mas Pedro levantou-o, dizendo: «Levanta-te, que eu também sou um simples homem». Pedro disse-lhe ainda: «Na verdade, eu reconheço que Deus não faz acepção de pessoas, mas, em qualquer nação, aquele que o teme e pratica a justiça é-Lhe agradável» (At 10, 25-27. 34-35. 44-48).

O dom do Espirito Santo entra também na casa dos pagãos que se convertem com a pregação dos discípulos e Pedro se convence que realmente Deus nno faz preferência de pessoas mas que se convertam e transformem suas vidas em uma vida de reconhecimento de Jesus e o sigam com coração indiviso! E assim, Pedro batiza os primeiros pagãos.

O que conta é o amor. Quem toma a iniciativa de chamar os homens a fazer parte de seu povo de batizados é sempre Deus; sua iniciativa chama-se amor. Esta é a mensagem que Jesus deixou e que a Igreja precisa realizar para concretizar no tempo e nos séculos, a obra de Cristo.

Ė a única e a mais importante mensagem de Cristo para nos reconhecer seguidores dele, o contrário do amor não condiz com quem diz de segui-lo. aliás, na prática, não o segue, mas apenas declara-se em palavras, seu seguidor, o que segundo Jesus não conta, não faz sentido.

Deste amor do Pai revelado por Jesus, nasce a sua “filia”, a sua amizade: Deus nos chama a viver nesta obediência ao seu amor que vira aliança, relação: “Vos chamei amigos”, diz Jesus. o fundamento dessa amizade é justamente o amor de Deus por nós e nos pede: “Amai-vos”!