Pentecoste / 3 – Ser carismático è ser missionário do Espírito Santo

spirito_fuoco2Pentecostes: um chamado a sermos missionários da sua presença na Igreja e no mundo.

A Igreja inteira proclama o dia di Pentecostes em cantos de alegria e de aleluias que invocam a vinda do Paráclito. Sua festa é envolvida no grande mistério das maravilhas que Deus reservou desde sempre para nós porque como dizia S. Atanasio: “O verbo assumiu a carne para que podéssemos receber o Espirito Santo”.

Qual é o efeito e o resultado dos atos de Cristo? … nada mais é que a descida do Espirito Santo sobre a Igreja; seu fogo gera o Cristo no coração de cada cristão. Este é o grande mistério que se cumpre neste dia. Diz S. Paulo, “Mas todos nós temos o rosto descoberto, refletimos como num espelho a glória do Senhor e nos vemos transformados nesta mesma imagem, sempre mais resplandecentes, pela ação do Espírito do Senhor”.(2 Cor 3,18).

Jesus falou muito claramente que gostaria que o Fogo que ele veio trazer sobre a terra fosse asceso logo. “Eu vim trazer o fogo sobre a terra, e como gostaria que fosse ja aceso” (Lc 12,49). Todos, nós, imergidos em sua morte e com ele ressuscitados à vida nova, nos vem tirado o véu do pecado que embassava a nossa vista, que fechava a nossa mente.

Podemos então, se estamos nele, fazer com que reflita em nossos olhos a sua luz!

O poder do Espirito Santo realiza esta admirável transformação em nossa vida: Ser luz para o mundo e fazendo com que ela transpareça até em nosso olhar. Para isso precisamos ser missionarios e missionarias do Espirito Santo caminhando não sob o dominio da carne que nos faz impotentes à graça de Deus em nossas vidas, gerando em nós a morte; caminhar ao invés, no Espirito nos traz vida e paz. Nele o cristão esulta, inflama, queima, converte, sugere, e ora. Este é o dom de Pentecostes. O mandamento novo jorrado em nossos corações com abundancia deve  inflamar atraves de nossa fidelidade, o mundo.

“In manus tuas!”

O Senhor te abençoe e te guarde,

Padre Antonio Lima.