“Esta é a confiança que temos nele: o que lhe pedimos segundo a sua vontade, ele nos escuta ( 1 Gv, 1-14)
Onde esta a felicidade do homem?
Quando pedimos ao Pai qualquer coisa ele nos escuta, mas precisamos pedir-lhe “segundo a sua vontade”. Para que nossos pedido s sejam escutados, necessitamos que sejam segundo a vontade do Pai, e dentro deste mesmo proposito, ensina S. Paulo que o seu parecer é “o que é bom, o que lhe agrada e o que é perfeito” (Rom 12,2).
E’ necessario conhecer a vontade de Deus, assim sabemos o que podemos esperar dele. Ora, para conhecer a vontade de Deus, Deus nos deu a conhece-la por meio de sua Palavra: o seu Filho, da sua palavra escrita, a Biblia e por meio do Espirito Santo que nos fez renascer de novo. O Senhor Jesus nos ensinou também que não devemos nos preocupar com o que “comeremos e beberemos, ou com o que vestiremos”. Buscando o Reino de Deus por primeiro, e a Sua justiça, todas essas coisas, ele nos darà em abundancia. (Mt 6,25-34), estas indicam a prioridade de Deus e de seu Reino, e com isso Ele nos chama a lançar nele tudo o que nos preocupa.
Como sabemos de sua vontade? colocando em primeirissimo lugar em nossa vida a obediencia à sua palavra: nossos projetos de vida terrena, como o trabalho que temos ou que queremos ter, a carreira que queremos fazer na vida, se devemos tomar essa ou aquela estrada, escolher essa ou aquela pessoa para a nossa vida etc. Teremos sempre a resposta se vivemos no Espirito que ele nos deu, com o qual se comunica conosco.
Se vivemos buscando nele por meio do Espirito Santo, o que lhe compraz, o Senhor nos dà a Sua palavra de sabedoria, de profecia, de discernimento dos espiritos, da diversidade das linguas e de interpretar, de intelecto, de fede, de rezar pelos outros. A palavra de sabedoria vem em auxilio nas coisas e situaçoes, que os nossos cinco sentidos não são capazes de discernir corretamente, pelo pecado que pode atrapalhar na clareza da vontade de Deus para nossa vida.
” ‘Em pràtica, se quero saber algo sobre a vontade de Deus, se devo fazer isso ou aquilo, esse trabalho ou aquele, ir a um lugar ou outro, não devo buscar meramente em minhas certezas humanas ou antes “experimentar isso ou aquilo”. Ao invés, preciso ir até o Pai, obedecendo sua palavra e na escuta do Espirito Santo: ele me mostra o que é bom e justo segund a sua vontade, nela se manifesta o meu bem’ “.
“In manus tuas”
O Senhor te abençoe e te guarde,
Padre Antonio Lima.