Quando uma comunidade vive sua missão

As palavras do Papa Francisco nesta Pentecostes 

O Exemplo da comunidades cristãs após a Pentecostes: “Uma comunidade ‘perdoando e reunindo’, Jesus faz dela a Igreja, a sua Igreja, uma comunidade reconciliada pronta para a missão”.

Reconciliada e pronta:

“Quando uma comunidade não vive reconciliada entre si, não está pronta para a missão: esta pronta para discutir dentro de si, pronta para as discussões internas”.

«Eu vos mando»:

Não è mais tempo de estarmos fechados, nem lembrando os bons tempos, aqueles tempos com o Mestre. A alegria da ressurreição è grande, mas è uma alegria expansiva, que não pode permanecer fechada, è dom”.

O Espírito Santo è fogo que queima os pecados e cria homens e mulheres novos; è fogo de amor com o qual, os discipulos podiam encendiar o mundo, aquele amor de ternura que prefere os pequenos, os pobres, os excluidos.”

A Festa de Pentecostes renova a consciência que em nós mora a presença vivificante do Espírito Santo. Ele doa também a nós a coragem de sair, ir para fora dos muros protejidos dos nossos ‘cenáculos’, grupinhos, sem adaptar-nos ao viver tranquilos entre nós, trancados em hábitos e costumes estéreis”.

“Precisamos muito da luz e da força do Espirito Santo! A igreja necessita, para caminhar de acordo e corajosa, testemunhando o Evangelho. E o necessita a inteira familia humana, para unir-se mais e abandonar o que divide”.

Sabemos que de uma crise não saimos nunca iguais, se sai ou melhores ou piores. Que tenhamos a coragem de mudar, de ser melhores, de ser melhores de antes para poder construr positivamente a Igreja.

(Pentecostes, Regina Caeli, 31 maggio 2020).

O Senhor te abençoe e te guarde,

Padre Antonio Lima.