Que a sua fé não seja só de interesse

deus_em_nosso_tempoReflexão maravilhosa de Pe. Zezinho sobre a fé: “Deus em nosso tempo”

Encontramos Deus em nosso templo. Ele fala conosco e lá Ele opera milagres. Aceitamos o que ele nos diz através de seus novos pregadores e videntes. Deus os está usando para novas revelações e novos milagres. Os primeiros tempos do cristianismo voltaram.
São duas posturas. Numa delas o fiel não espera que Deus revele algo novo, nem que lhe fale, nem que opere milagres. Vai lá adorar e agradecer, sem pedir que Deus se manifeste ali, diante de seus olhos. Saem dizendo: louvei, intercedi e agradeci. Se alguém lhe perguntar se viu milagres ou curas, se alguém revelou algo de novo e se ele recebeu alguma graça especial dirá que não foi lá para isso. Não liga o verbo louvar ao verbo pedir ou conseguir.

Há algo de estranho no fiel que espera ver e ouvir novidades no seu templo. Paulo a eles se refere na 2a Timóteo 4,1-5, quando diz que haveria um tempo em que as pessoas procurariam doutores que satisfizessem sua comichão nos ouvidos e lhes dissessem o que gostariam de ouvir. De Jesus como prova de que não era impostor cobraram dele alguns milagres. Não os fez. Até porque mesmo quando fez o chamaram de impostor. ( Mt 12,24) E disseram que ele era parceiro do demônio. ( Mt 9,34)

Mas Jesus se recusou a fazer da fé um espetáculo. Só por exibicionismo ou para provar quem ele era não fazia sentido. Mas, quando alguém precisou e quando sentiu que deveria, fez o milagre e desafiou quem o questionava. Embora o Santo Livro ( Sl 105,5) celebrasse as maravilhas que Deus operava (Dt 7,19) e o povo se encantasse com as obras e as palavras maravilhosas de Jesus ele soube quando usá-las. ( Mt 13, 54-58)

Uma leitura atenta dos evangelhos mostra que Jesus fazia uso dos milagres, mas não os priorizava. Não viera ao mundo fazer milagres, mas mostrar a vontade do Pai e ser caminho, verdade e vida. Sua pregação era o grande milagre. O povo saia tocado por ela, mesmo se não fosse beneficiado nem visse milagres.

Mas havia alguns que buscavam nele não a palavra e, sim, o sinal. Sobre eles Jesus disse:
Uma geração má e adúltera pede um sinal, e nenhum sinal lhe será dado, senão o sinal do profeta Jonas. E, deixando-os, retirou-se. (Mateus 16 : 4)

Então Jesus lhe disse: Se não virdes sinais e milagres, não crereis. (João 4 : 48) Jesus reconhecia o papel do milagre no anuncio da fé.

O Senhor te abençoe e te guarde!

Padre Antonio Lima