Usamos muitas imagens e títulos para falar de Deus: todas elas são úteis e muitas delas portam consigo riscos: Como cristãos, a referência essencial do nome de Deus é a de “Senhor das misericórdias”. A Biblia revela Deus Pai como aquele que se fez conhecer.
A maneira melhor para entender a sua palavra é através da escuta, pois só na escuta de sua palavra, poderemos entender a nossa primeira identidade como cristãos ou não o seremos nunca: “Sede misericordiosos” (Mt 5,48).
Deus nos fala e nós somos chamados a responder-lhe. Uma das imagens mais usadas para falar de Deus Pai é justamente a imagem de “PAI”.
No Antigo Testamento encontramos esta revelação de que Deus é misericórdia e em diversas situações do povo de Deus. Esta mesma revelação, como cristãos, a vemos na pessoa de Jesus: “Quem me vê, vê o Pai”…
Deus è Pai, é aquele que perdoa sempre. Aquele que dá o perdão: Em Jeremias 3,12-13 lemos o convite de Israel a voltar ao seu Senhor. O Senhor diz:
“Vai, inclina-te para o norte e profere em altas vozes: volta, Israel, Revoltada – oráculo do Senhor; não te mostrarei mais um semblante enfurecido, pois que sou benigno – oráculo do Senhor; não guardo rancor eterno. Reconhece apenas a tua falta; foste infiel ao Senhor, teu Deus; vagaste à procura de (deuses) estrangeiros sob todas as árvores verdejantes; não escutaste minha voz – oráculo do Senhor”.
No ensinamento de Jesus a misericordia não è somente caracteristica de Deus, mas è a marca do discipulo.
Lucas escreve de Jesus sobre sua palavra onde precisamos ser perfeitos como o é o Pai do céu.
Mas como ler essa perfeição?
Sede misericordiosos como o é o Pai do céu!
Se como o nosso tempo é o tempo da misericórdia, quem quer ser perfeito, o será na medida em que será misericordioso. Agindo segundo a verdade de Deus, amando o próximo segundo Deus etc.. e nunca para a própria defesa nem criando alfândegas para receber a misericórdia. A abertura do nosso coração, se é um coração de carne não endureçerá diante do pedido de misericordia e de perdão ou não seremos de Cristo. Amém?mas, sede misericordiosos como o é o Pai do céu!
O Senhor te abençoe e te guarde,
Padre Antonio lima.