Senhor, na dor aumenta a minha fé! (Mc 9,23)

Interceder pela IgrejaO sofrimento seja ele qual for, fisico, moral, espiritual e humano enfin, não são e nunca foram em vão. Se fosse assim, o Filho de Deus não teria passado pelo sofrimento humano e mortal, O Senhor da vida também sentiu o peso da dor, nos ensinando que não estamos sozinhos, ele se encontra ao nosso lado nas horas da dor, ele sabe o que significa sofrer e portanto permance perto de cada filho seu na dor. Precisa certamente desta fé para acreditar em suas promessas.

Veja bem, o que voce experimenta ou experimentou da dor e do sofrimento, Jesus o experimentou. Suas palavras sobre a cruz Meu Deus, meu Deus porque me abandonaste? (Mt 27,56), tome-as a serio, porque isto aconteceu! Certamente esta é um versiculo de um salmo, do Salmo 21 (22), mas ali, Jesus não estava fazendo literatura, mesmo se aquelas palavras eram notas da lingua dos hebreus nas Sagradas Escrituras. Jesus ali, estava vivendo plenamente a sua vida mesmo diante da morte: Ele, que na fé professamos é nosso Senhor, queremos professar que é verdadeiro homem como voce, e verdadeiro Deus como o Pai e o Espirito Santo. Voce pode até pensar: Como isto é possivel? e se lhe dissesse que existe um modo para explicar isto, estaria lhe dizendo uma mentira.

Naquelas palavras de Jesus, tem ao mesmo tempo luz e trevas. Assim é todo o perceber da fé. Se quer uma fé como luz, todos a querem assim: mesmo quando se sente que se vacila, na fé se experimenta também a necessidade e o desejo dessa luz. Justamente aqui, a fé é treva, porque não se ve a claridade dela nessas horas. Treva ainda porque se apresenta como algo que não se vè, não é evidente a realidade da felicidade terrena ou espiritual. Do contrario, porém não seria fé!

O ato de fé não habita no poder do procedimento racional, e não é como “dois mais dois faz quatro” e nem mesmo uma evidencia da historia. S. Paulo fala de culto e de raciocinio da fé em Romanos 12, 1, isto porque o desejo humano é aquele que leva a pensar a Deus que vive ao nosso lado humanamente. explica assim o Apostolo dos gentios, que pode-se falar de raciocinio da fé enquanto a humanidade de Jesus nos faz concluir que de fato, ele vive conosco. E é pelo intelecto que raciocinamos assim, mas nunca sem a fé. não tem um porque das palavras de Jesus por exemplo, quando ele diz a Pedro: Nem a carne, nem o sangue te revelaram que eu sou o Messias, o filho de Deus, mas o Pai que està nos céus, ou seja, nao foi a humanidade e o raciocinio mas a graça (Mt 16,17). O contrario seria um raciocinio sem fé. E se a fé é um dom, ela nos abraça mesmo no sofrimento e a abraçamos também por nossa vez.

E a este ponto? creia e confie, mesmo na dor e na perda impossiveis! repito, na perda e na dor impossiveis! – Tudo passa, como dizia S. Teresa de Jesus, Deus basta! Se Deus basta, porque correr atraz do que é passageiro e do que hoje existe e mais tarde no tempo, some?

Volte seu olhar e seus planos para Deus por meio da fé: mesmo no sofrimento. Busque essa “semelhança” com Cristo Abandonado na cruz: ja pensou que na dor e no sofrimento humanos voce parece com ele crucificado, servo sofredor?

In manus Tuas,

O Senhor te abençoe e te guarde,

Padre Antonio Lima.