Ser totalmente de Deus!

ser_totalmente_de_deusOs discípulos de Cristo ‘revestiram-se do homem novo, criado segundo Deus, na justiça e santidade da verdade’.

Precisamos nos livrar da mentira’, devemos rejeitar toda maldade, toda mentira, todas as formas de hipocrisia, simbolos imaginários, verdades aparentes, inveja e maledicência” (Catecismo da Igreja Catolica n. 2475). Estes tomam o lugar de Deus em nossa vida, em nosso coração e passamos a criar outros deuses a quem dar importancia, além do Deus verdadeiro.

Infelizmente, a consciência nem sempre absorve coisas boas, colhe também conceitos e exemplos errados que agridem a consciência reta, o nosso inconsciente recebe conceitos negativos. Por isso, é necessário utilizar meios que formem positivamente a nossa consciência. O uso dos meios de comunicação social também deve ser bem discernido, pois nem tudo convém a um cristão.

“A gravidade da mentira se mede segundo a natureza da verdade que ela deforma, de acordo com as circunstâncias, as intenções daquele que a comete, os prejuízos sofridos por aqueles que são suas vítimas. Embora a mentira, em si, não constitua senão um pecado venial, torna-se mortal quando fere gravemente as virtudes da justiça e da caridade” (Catecismo da Igreja Catolica n. 2484). Devemos tomar o devido cuidado do que vai formando a nossa consciência para não chegarmos ao ponto de defender uma mentira ou aquilo que vai contra a verdade incutida por Deus em nosso coração.

O homem sempre está em busca da verdade, mas somente em Deus encontrará a verdade plena de quem é Deus e quem ele é. Deve dar testemunho da verdade em nossos atos, palavras e ações, mostrando claramente com nossas atitudes que somos filhos da luz e não das trevas.

O Senhor te abençoe e te guarde,

Padre Antonio Lima.